Domingo, Junho 25, 2017

05/06 - Viagem de estudo à Ametista do Sul

Celebrando a alegria de valorizar as riquezas naturais!

Os alunos do Colégio Trilíngue Inovação realizaram uma viagem de estudo à Ametista do Sul/RS, que é conhecida como a capital mundial da pedra ametista.

Com o objetivo de estimular o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, os estudantes ampliaram os conhecimentos sobre alotropia e variações rochosas, conhecendo galerias subterrâneas com explorações de ametistas e ágatas. Neste contexto, conheceram as mudanças sociais, econômicas e ambientais decorrentes da atividade de extração dos recursos naturais.

Os discentes tiveram a oportunidade de aprender como é o trabalho no garimpo, com demonstração de detonação, perfuração, equipamentos de segurança e como são retiradas as pedras. O grupo percorreu uma mina desativada, com exposição de pedras, formações rochosas e adegas de vinho montadas entre as galerias. Os alunos visitaram também a Igreja São Gabriel, toda revestida e decorada com pedras preciosas e geodos; e, por fim, apreciaram uma grande variedade de artesanatos feitos com os minerais retirados dos garimpos.

Palavra de Gestora:

“Aprender de forma lúdica e ensinar de maneira com que os alunos compreendam os conteúdos trabalhados de forma simples e natural, desenvolvendo o prazer pelo conhecimento: este é o papel do Colégio Trilíngue Inovação.”

Me. Gislaine Moreira Nunes