Domingo, Junho 25, 2017

ENSINO TRILÍNGUE

Um dos principais diferenciais do Inovação é o ensino trilíngue, desenvolvendo o domínio de Português, Inglês e Espanhol desde a Educação Infantil. Uma tendência já desenvolvida com sucesso em grandes centros.

Com um processo de ensino e aprendizado de línguas estrangeiras desde a pré-alfabetização, as crianças desenvolvem fluência na comunicação e assimilação completa dos idiomas. Com a metodologia de estudo de Inglês e Espanhol, de forma intensiva e integrada aos demais conteúdos, os estudantes Inovação encerram o ensino médio com certificados de proficiência e aptos à comunicação fluente nos idiomas oferecidos, sem a necessidade de cursos complementares, o que representa um grande diferencial para a vida.

Além disso, na proposta interdisciplinar oferecida pelo Inovação, a equipe pedagógica desenvolve, de forma integrada, um programa de aulas que possibilite a construção de um mesmo conhecimento nas diversas áreas do saber e em três idiomas. Essa interatividade permite que o processo de ensino e aprendizagem seja estimulado permanentemente e que a informação abordada possa transcender as disciplinas, o que torna o aprendizado mais interessante e prazeroso.

Desta forma, o Colégio Trilíngue Inovação segue o mesmo sistema das escolas de idiomas e confere aos seus alunos certificado de proficiência em línguas aprovado pela Secretaria de Educação. Para isso, as aulas de Inglês acontecem quatro vezes por semana e as de língua espanhola, três vezes por semana. Ao término de cada nível do idioma, o aluno recebe um certificado específico para o nível alcançado por ele.

Como isso vai funcionar?

Um dos principais diferencias do Colégio Trilíngue Inovação é a garantia de que, ao final do ensino médio, nossos alunos sejam proficientes, dispensando assim a necessidade de freqüentarem cursos em escolas de idiomas, de forma extracurricular. Quando somente as habilidades de ler e escrever são desenvolvidas ou quando elas são enfatizadas pelo professor ou então trabalhadas de forma antecipada em relação ao domínio da compreensão e da fala, o processo de aquisição do idioma pode ser comprometido ou então retardado. Portanto, para que nossos alunos realmente possam dominar o idioma, seguiremos a mesma forma natural de ensino e aprendizagem pela qual aprendemos nossa língua materna, ou seja, primeiro desenvolvemos as habilidades de audição e fala para depois pensarmos na leitura e escrita.

Aliadas a essa metodologia, contamos com variáveis que representam papéis primordiais para que o sucesso lingüístico seja atingido, como nossos professores que, além de possuírem formação acadêmica, embasamento teórico-metodológico e contarem com uma vasta experiência com línguas tanto em escolas de idiomas quanto em escolas regulares públicas e privadas, são proficientes e ministrarão suas aulas somente na língua alvo, garantindo, é claro, o entendimento dos alunos; nossas salas temáticas, onde o ambiente será preparado visualmente de forma a estimular a comunicação dos alunos, que irão em busca do conhecimento a partir do 6º ano e com ambiente acolhedor, que lembre suas casas, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental; o número de 25 alunos por turma, o que permite um atendimento individualizado tanto para os casos que nunca tiveram contato com o idioma como para os casos que já  estudam a algum tempo; e uma carga horária muito superior a sugerida em escolas de idiomas para que os alunos possam aprender a língua, mesmo para os que ingressarem na 8ª série.

O material didático utilizado para as aulas também é fator determinante para o sucesso ou não da aprendizagem dos alunos. Desta forma, estaremos trabalhando com materiais de editoras de primeiro mundo, que já comprovaram sua eficácia ao longo dos tempos, como Cambridge e Oxford. Além disso, os alunos também poderão contar com materiais paradidáticos como literatura nativa, áudios em mp3, que serão disponibilizados em sala de aula e em nosso website, bem como vídeos abordando assuntos e situações reais de interesse de cada uma das idades, que também serão utilizados para os alunos que por ventura necessitarem de aulas extraclasse.

Portanto, com nosso embasamento teórico, metodológico e didático, nossa experiência no ensino de línguas em diferentes contextos, níveis e modelos de escolas, nossas aulas motivadoras, que abordarão situações cotidianas e estimularão o interesse pelo aprendizado, nossos materiais didático e paradidático com atividades que contemplam as habilidades de audição, fala, leitura e escrita, e o desenvolvimento prático da proficiência em termos de domínio e utilização do idioma estudado, temos a certeza de concretizar o processo de ensino e aprendizagem do inglês e do espanhol.