TX EduXpert - шаблон joomla Новости
Sábado, Outubro 21, 2017

POSICIONAMENTO PEDAGÓGICO

O Colégio Trilíngue Inovação, que está iniciando suas atividades em Chapecó, é comparado a uma escola de primeiro mundo, tendo em vista sua inovadora proposta pedagógica. O novo método de ensino e aprendizagem irá desenvolver no aluno habilidades em três idiomas, domínio de ferramentas tecnológicas, além de estimulá-lo, de forma criativa e diferenciada, na busca pelo saber.  

O Colégio Trilíngue Inovação surge em Chapecó pela necessidade de oferecer à comunidade escolar um processo de ensino e aprendizagem de qualidade que, além de garantir proficiência em três idiomas – Português, Inglês e Espanhol – e o domínio das ferramentas tecnológicas, possa assegurar no educando o desenvolvimento da independência na busca pelo saber. Tendo em vista tais objetivos, faz-se necessário a sistematização de um processo de ensino e aprendizagem que possa atender às expectativas educacionais da comunidade escolar e garantir o alcance dos objetivos propostos.      

Para que esta proposta pedagógica seja concretizada, entre as concepções teórico-medodológicas postuladas nas diferentes correntes de pensamento ao longo da história, é necessário considerar as contribuições de Vygotsky, que defende a idéia de que a aquisição do conhecimento é determinada pelo grupo social que o indivíduo está inserido, pelo momento histórico em que ele está vivendo e pela cultura que este grupo representa; de Piaget, que acredita que o indivíduo apresenta desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo específico para cada uma das etapas de desenvolvimento, que devem ser levadas em consideração para um melhor entendimento do desempenho escolar que ele apresenta; de Skinner, que argumenta que um melhor entendimento do comportamento de cada individuo e o estímulo positivo representam variáveis que são imprescindíveis para uma boa aprendizagem; de Montessori, que sugere uma linha de liberdade e respeito à pessoa e que possa atender aos interesses e necessidades de cada aluno, preparando-o para a vida; e de Gardner, que postula o desenvolvimento de inteligências múltiplas.  

Desta forma, apesar de adotar como eixo norteador a Teoria Sócio-histórico-cultural, de Vigotsky, a qual sugere que o processo de ensino e aprendizagem ocorre através da construção do conhecimento e por delineação do meio social e cultural em que o sujeito está inserido, transformando-o em sujeito ativo e responsável, consciente e orientado, para alcançar determinados objetivos na interação com outros sujeitos, os educadores do Colégio Trilíngue Inovação estarão fundamentados em outras concepções teórico-metodológicos na medida em que se posicionam diante de seus alunos.