Últimas Notícias

14/05 - MÃE meu UNIVERSO é VOCÊ

14/05 - MÃE meu UNIVERSO é VOCÊ

Noticias 14 Mai 2019
Belíssimas homenagens dos alunos da Educação Infantil ao 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Trilíngue Inovação às Mamães!
Leia mais ...
26/04 - 2ª Feira das Profissões

26/04 - 2ª Feira das Profissões

Noticias 26 Abril 2019
Aconteceu no Colégio Trilíngue Inovação, nos dias 24 e 25 de abril, a 2ª Feira das Profissões aos alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Na oportunidade, os discentes visualizaram a futura realidade profissional que desejam at...
Leia mais ...
26/04 - Tarde do Coelho

26/04 - Tarde do Coelho

Noticias 26 Abril 2019
Com o objetivo de proporcionar momentos lúdicos que promovem o envolvimento com o aprendizado, os alunos do Berçário ao 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Trilíngue Inovação participaram de um acontecimento mágico: a Tarde do Coelho. Alunos e pr...
Leia mais ...

Institucional

ACCORDIONS & TOGGLES

Colégio Trilíngue Inovação é TRI no ENEM 2011, 2012 e 2013 - 1º Lugar de Chapecó no ENEM 3º melhor colégio do estado de Santa Catarina

O Colégio Trilíngue Inovação comemora 7 anos de atuação na cidade de Chapecó e foi desenvolvido por uma equipe de pais preocupados em oferecer um futuro melhor para os seus filhos. A instituição celebra a consolidação de um projeto de ensino de excelência.

Prova disso, é que pelo terceiro ano consecutivo, obtivemos o 1º lugar de Chapecó no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e a posição de 3º melhor colégio de Santa Catarina. Novamente, o Trilíngue se destaca no ranking dos colégios da cidade, do estado e do país e alcança as maiores médias nas competências avaliadas pelo ENEM.

De acordo com índices oficiais divulgados pelo INEP, o Colégio Trilíngue Inovação está figurado entre as melhores instituições de ensino do estado de Santa Catarina. Em sua primeira participação no ENEM, no ano de 2011, o Colégio ficou na 684ª posição no ranking nacional e na 19ª colocação no estado. Em 2012, passou a ocupar a 354ª posição nacional e alcançou a 9ª posição entre as melhores de SC. E, com imensa satisfação e orgulho, nesse ano, o Trilíngue é TRI no ENEM, pois conquistou a posição de 3º melhor colégio do estado de Santa Catarina e a 358ª posição nacional.

Nos vestibulares, os alunos “dão show”, pois o índice de aprovação é de 100%. Todos os alunos são aprovados  em universidades e cursos concorridos, como Medicina (8 aprovações) na UFSC, UFSM, UFPR, UFT, ACAFE e IMED e tantos outros.

O Colégio Trilíngue Inovação, apesar de estar apenas no início de um caminho que deve se estender por muitos anos e agregando cada vez mais pessoas, já festeja dois prêmios internacionais, o V e VII Prêmio Ibero-americano de Excelência Educativa, recebidos em 2008, no Equador, e em 2010, no México. Também é destaque em Concursos de Redação, Olimpíadas Regionais e Brasileiras de Matemática, Física, Química e Astronomia, somando inúmeras medalhas.

Palavra da Gestora, Me. Gislaine Moreira Nunes

“Oferecendo ‘um jeito novo de ensinar e aprender’ com o Ensino Trilíngue do berçário ao terceirão, o Colégio almeja dividir as conquistas destes 7 anos de trabalho com toda a comunidade escolar. Para tanto, agradece de forma especial o Comitê Gestor de Pais, o apoio e confiança dos pais, o interesse e dedicação dos alunos e o competente e afetuoso trabalho desenvolvido pelo corpo docente e demais colaboradores, que se mostram realmente comprometidos com o que é o ensino de excelência e a formação integral que preparam para a vida, para o mercado de trabalho e para o mundo, num ambiente aconchegante e estimulador. Assim, nossos alunos, além de conquistarem seu espaço profissional, certamente deixarão marcas na sociedade e, principalmente, serão pessoas felizes.”

Noticias vinculadas

Vestibulares

Pelo 2º ano consecutivo, 1º lugar de Chapecó no ENEM

Em apenas 6 anos de sua fundação, novamente a excelência de ensino é reconhecida, posicionando-se entre as 10 melhores do estado. Mais uma vez, os alunos do Colégio Trilíngue Inovação são destaque nas 53 aprovações em cursos e instituições renomadas e reconhecidas do país, incluindo as universidades federais mais concorridas como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), dentre outras. Destaque, novamente para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Engenharia Mecatrônica.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, o colégio obteve o 1º lugar de Chapecó no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); a 9ª posição entre as melhores escolas de Santa Catarina; o reconhecimento internacional da qualificação, recebido no V e VII Prêmio Iberoamericano de Excelência Educativa; e o destaque nas olimpíadas regionais e brasileiras de matemática, física, química e astronomia, somando inúmeras medalhas.

O processo de preparação para esses resultados inicia já na Educação Infantil, a partir de um ano de idade, onde eles possuem aulas de inglês; espanhol; informática; música; arte; educação física e formação humana. No Ensino Fundamental, os alunos já realizam simulados preparatórios para vestibulares; são oferecidas monitorias de reforço ou de incentivo as potencialidades; aulas de conversação em inglês e espanhol; inserção à pesquisa científica; oficinas de redação, sendo tudo isso de forma lúdica. As aulas do Ensino Médio, ocorrem no período matutino, das 7h15min às 11h55min e as da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no vespertino, das 13h15min às 18h40min.

Palavra da Gestora, Me. Gislaine Moreira Nunes 

“Formamos um grupo coeso e direcionado para um conceito educacional inovador, desenvolvendo o prazer de aprender. Nossa história de apenas 6 anos soma uma série de conquistas. Porém, não é apenas por esses resultados que se pode medir a dimensão de um trabalho como o que realizamos. Ele pode ser visto também pelo currículo diferenciado, pela infraestrutura e equipamentos tecnológicos e, principalmente, pelo prazer com que se ensina e aprende.  A alegria em estar na escola, a satisfação cultural e o progresso de nossos alunos mostra que ainda temos muito a oferecer a Chapecó e região em termos de educação inovadora".

{gallery}2014/vestibulares,crop=1,crop_factor=20,ratio=0,image_info=0,width=450,height=200,thumbs=0,random=4,print=1{/gallery} 

ENSINO TRILÍNGUE

Um dos principais diferenciais do Inovação é o ensino trilíngue, desenvolvendo o domínio de Português, Inglês e Espanhol desde a Educação Infantil. Uma tendência já desenvolvida com sucesso em grandes centros.

Com um processo de ensino e aprendizado de línguas estrangeiras desde a pré-alfabetização, as crianças desenvolvem fluência na comunicação e assimilação completa dos idiomas. Com a metodologia de estudo de Inglês e Espanhol, de forma intensiva e integrada aos demais conteúdos, os estudantes Inovação encerram o ensino médio com certificados de proficiência e aptos à comunicação fluente nos idiomas oferecidos, sem a necessidade de cursos complementares, o que representa um grande diferencial para a vida.

Além disso, na proposta interdisciplinar oferecida pelo Inovação, a equipe pedagógica desenvolve, de forma integrada, um programa de aulas que possibilite a construção de um mesmo conhecimento nas diversas áreas do saber e em três idiomas. Essa interatividade permite que o processo de ensino e aprendizagem seja estimulado permanentemente e que a informação abordada possa transcender as disciplinas, o que torna o aprendizado mais interessante e prazeroso.

Desta forma, o Colégio Trilíngue Inovação segue o mesmo sistema das escolas de idiomas e confere aos seus alunos certificado de proficiência em línguas aprovado pela Secretaria de Educação. Para isso, as aulas de Inglês acontecem quatro vezes por semana e as de língua espanhola, três vezes por semana. Ao término de cada nível do idioma, o aluno recebe um certificado específico para o nível alcançado por ele.

Como isso vai funcionar?

Um dos principais diferencias do Colégio Trilíngue Inovação é a garantia de que, ao final do ensino médio, nossos alunos sejam proficientes, dispensando assim a necessidade de freqüentarem cursos em escolas de idiomas, de forma extracurricular. Quando somente as habilidades de ler e escrever são desenvolvidas ou quando elas são enfatizadas pelo professor ou então trabalhadas de forma antecipada em relação ao domínio da compreensão e da fala, o processo de aquisição do idioma pode ser comprometido ou então retardado. Portanto, para que nossos alunos realmente possam dominar o idioma, seguiremos a mesma forma natural de ensino e aprendizagem pela qual aprendemos nossa língua materna, ou seja, primeiro desenvolvemos as habilidades de audição e fala para depois pensarmos na leitura e escrita.

Aliadas a essa metodologia, contamos com variáveis que representam papéis primordiais para que o sucesso lingüístico seja atingido, como nossos professores que, além de possuírem formação acadêmica, embasamento teórico-metodológico e contarem com uma vasta experiência com línguas tanto em escolas de idiomas quanto em escolas regulares públicas e privadas, são proficientes e ministrarão suas aulas somente na língua alvo, garantindo, é claro, o entendimento dos alunos; nossas salas temáticas, onde o ambiente será preparado visualmente de forma a estimular a comunicação dos alunos, que irão em busca do conhecimento a partir do 6º ano e com ambiente acolhedor, que lembre suas casas, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental; o número de 25 alunos por turma, o que permite um atendimento individualizado tanto para os casos que nunca tiveram contato com o idioma como para os casos que já  estudam a algum tempo; e uma carga horária muito superior a sugerida em escolas de idiomas para que os alunos possam aprender a língua, mesmo para os que ingressarem na 8ª série.

O material didático utilizado para as aulas também é fator determinante para o sucesso ou não da aprendizagem dos alunos. Desta forma, estaremos trabalhando com materiais de editoras de primeiro mundo, que já comprovaram sua eficácia ao longo dos tempos, como Cambridge e Oxford. Além disso, os alunos também poderão contar com materiais paradidáticos como literatura nativa, áudios em mp3, que serão disponibilizados em sala de aula e em nosso website, bem como vídeos abordando assuntos e situações reais de interesse de cada uma das idades, que também serão utilizados para os alunos que por ventura necessitarem de aulas extraclasse.

Portanto, com nosso embasamento teórico, metodológico e didático, nossa experiência no ensino de línguas em diferentes contextos, níveis e modelos de escolas, nossas aulas motivadoras, que abordarão situações cotidianas e estimularão o interesse pelo aprendizado, nossos materiais didático e paradidático com atividades que contemplam as habilidades de audição, fala, leitura e escrita, e o desenvolvimento prático da proficiência em termos de domínio e utilização do idioma estudado, temos a certeza de concretizar o processo de ensino e aprendizagem do inglês e do espanhol.

Página 1 de 3