São vários os locais que, por mais segurança que ofereçam e por mais improvável que pareça a possibilidade de acontecer algum acidente, exigem sempre a presença de pessoas capacitadas a fazer o pronto atendimento. A probabilidade de sucesso na recuperação no caso de um acidente ou alguma reação anormal por falha na saúde é maior se tiver alguém por perto para fazer os primeiros socorros. Atitude que pode, inclusive, salvar vidas.

O Colégio Trilíngue Inovação, buscando sempre oferecer a melhor segurança e o melhor atendimento aos frequentadores da instituição, capacitou o corpo de docentes, nesta segunda feira, com o curso de primeiros socorros. O treinamento foi ministrado por quem mais entende do assunto: o Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó. Desta forma, a garantia do melhor bem estar, está assegurada, pois todos os professores saberão realizar o pronto atendimento, dentro ou fora do colégio, como em viagens e passeios com os alunos, prática muito realizada em imersão de idiomas.

Os ensinamentos foram os de maior probabilidade em locais com grande fluxo de crianças. Os casos de necessidade de primeiros socorros podem variar de acordo com o quadro da situação, porém as demonstrações foram de acidentes corriqueiros, mas que possuem maior incidência. Entre os treinamentos realizados: parada cardiorrespiratória, fraturas, queimaduras, intoxicação, ferimentos, desmaios, convulsões, enfarto e outros.

Geralmente o pronto atendimento é feito pelo Corpo de Bombeiros que socorre as pessoas antes de encaminhar ao lugar de tratamento: um hospital onde médicos e enfermeiros fazem os encaminhamentos necessários. Em Chapecó, além de prestar os primeiros socorros em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar oferece treinamentos de capacitação em pronto atendimento para pessoas interessadas. De acordo com os bombeiros, todos os locais onde há frequência de pessoas precisam oferecer segurança, mas muitas vezes na prática, isso não acontece. Portanto, cabe aos responsáveis pelos estabelecimentos buscar meios para que haja a garantia da total integridade de quem está no local.

Buscar a prevenção para evitar possíveis acidentes é uma constante no Colégio Trilíngue Inovação que procurou, através deste curso, a capacitação de seus profissionais. De acordo com a Gestora Gislaine Baez, “quando os pais confiam seus filhos aos nossos cuidados, temos que, além de cumprir com a educação proposta, oferecer a segurança necessária. Esperamos que nunca aconteça algo, mas garantir segurança é um diferencial para a tranquilidade das famílias”.

bombeiros.jpg