Os estudiosos da origem da vida foram homenageados esta semana, durante uma aula interdisciplinar no Colégio Trilíngue Inovação, uma prática inovadora que vem trazendo resultados positivos e estimulando os alunos a buscar o conhecimento de forma dinâmica e divertida.       

O tema da semana, “Estudiosos da Ciência e da Vida”, foi explorado pelas disciplinas de Biologia e Química, com alunos do 1º ano do ensino médio. Tudo aconteceu num ambiente descontraído e alegre que reuniu, além dos alunos, os professores André Costa e Francielle Ramos.

Para compreender melhor como pode ter sido o cotidiano dos cientistas durante o período das descobertas, inicialmente os alunos foram orientados a pesquisar sobre características e estudos realizados. Entre eles, Van Helmont, que acreditava que conseguiria "fazer" um ser vivo por meio da matéria bruta; Louis Pasteur, a quem se deve a técnica conhecida como pasteurização; Robert Koch, que descobriu o bacilo da tuberculose; Stanley Miller, conhecido pelos trabalhos sobre a origem da vida e Darwin, que desenvolveu uma das mais famosas teorias da evolução.

Os alunos se trajaram caracterizados ao estilo dos grandes estudiosos, e interpretaram as teorias de forma humorística, incorporando, assim, a imagem para representação de cada descoberta. Dessa forma reviveriam personagens históricos que contribuíram com a humanidade e foram fundamentais para a evolução da ciência.

Com o propósito de garantir um maior aproveitamento na recepção do conhecimento, a metodologia de ensino do Colégio Trilíngue Inovação busca atrair o interesse juvenil para o aprendizado em todos os momentos. Para que os alunos possam receber informações e participar do contexto, vivências são elaboradas e colocadas em prática com a coordenação do corpo docente.

Os professores são unânimes em afirmar que em uma era de comunicação à velocidade da luz, o conhecimento trabalhado de forma prática evita a dispersão. Com base nesta constatação e colocando os alunos no contexto histórico de cada evento, resultados mais gratificantes vêm sendo alcançados. Segundo a Gestora, Ms. Gislaine Baez, “caracterizar o momento e o espírito dos fatos, faz com que os estudantes viagem no tempo de forma divertida, fazendo conexões entre a teoria e a prática e favorecendo a memorização dos conteúdos”.

montagem_ensino_medio.jpg