Quinta, Mai 23, 2019

23/04 - Aula de conversação recebe visita de nativa da língua espanhola

Para que os alunos das aulas de conversação em espanhol, do Colégio Trilíngue Inovação, entrassem em contato com os diferentes acentos ou formas de falar o espanhol, a aula do último dia 13 de abril recebeu a visita da Sra. Ruth Blanco. De nacionalidade colombiana, dentista e mãe de uma aluna do colégio, residente na cidade de Chapecó, ela dispôs de um horário de sua agenda para um animado “bate-papo”, onde teve a oportunidade de passar informações e curiosidades de seu país de origem.

Ao ressaltar que a Colômbia “é bem mais do que se está acostumado a escutar no Brasil”, a visitante falou sobre a geografia, costumes, comidas típicas, o cotidiano dos colombianos e de tudo aquilo que mais sente falta vivendo hoje no Brasil. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e comentários sobre este país vizinho e se mostraram muito motivados e dispostos a aprender, participando ativamente da aula.

Partindo da base de que uma língua se aprende melhor nas sociedades que a falam majoritariamente, comprova-se que é bem mais rápido e econômico fazê-lo em situação de imersão linguística, social e cultural, pois o que se aprende não é só o código linguístico senão uma nova forma instrumental (histórica e ideológica) de captar e transmitir a realidade concreta e abstrata.

No caso do ensino da conversação espanhola, os estudantes devem ser conscientes desde o primeiro dia de que têm de adquirir perícia em falar uma língua que tem várias modalidades legítimas, daí a importância de conhecer e reconhecer os diferentes sotaques da língua espanhola e saber que apesar de algumas pequenas diferenças regionais, a língua em si é uma só.

Convém recordar também que uma coisa é conhecer a gramática de um idioma e outra muito diferente é dominar seu vocabulário e, sobretudo, os giros idiomáticos particulares, o que vale tanto para a produção oral quanto para a percepção acústica. De acordo com a professora de espanhol, Lady Diana Patiño Areco, “as classes de língua e literatura de um segundo idioma não são por si só suficientes para a correta aprendizagem, por isso as classes de conversação são importantes”.

A imersão linguística, cultural e social ajuda a conectar o sistema linguístico com as realizações orais espontâneas das pessoas em todas as situações da vida. Pensando nisto, o Colégio Trilíngue Inovação oferece aulas de conversação em espanhol todas as segundas-feiras de 8h às 9h 40min para as 5ª e 6ª séries e de 10h 05min às 11h 45min para as 7ª e 8ª séries.