Para que os alunos das aulas de conversação em espanhol, do Colégio Trilíngue Inovação, entrassem em contato com os diferentes acentos ou formas de falar o espanhol, a aula do último dia 13 de abril recebeu a visita da Sra. Ruth Blanco. De nacionalidade colombiana, dentista e mãe de uma aluna do colégio, residente na cidade de Chapecó, ela dispôs de um horário de sua agenda para um animado “bate-papo”, onde teve a oportunidade de passar informações e curiosidades de seu país de origem.

Ao ressaltar que a Colômbia “é bem mais do que se está acostumado a escutar no Brasil”, a visitante falou sobre a geografia, costumes, comidas típicas, o cotidiano dos colombianos e de tudo aquilo que mais sente falta vivendo hoje no Brasil. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e comentários sobre este país vizinho e se mostraram muito motivados e dispostos a aprender, participando ativamente da aula.

Partindo da base de que uma língua se aprende melhor nas sociedades que a falam majoritariamente, comprova-se que é bem mais rápido e econômico fazê-lo em situação de imersão linguística, social e cultural, pois o que se aprende não é só o código linguístico senão uma nova forma instrumental (histórica e ideológica) de captar e transmitir a realidade concreta e abstrata.

No caso do ensino da conversação espanhola, os estudantes devem ser conscientes desde o primeiro dia de que têm de adquirir perícia em falar uma língua que tem várias modalidades legítimas, daí a importância de conhecer e reconhecer os diferentes sotaques da língua espanhola e saber que apesar de algumas pequenas diferenças regionais, a língua em si é uma só.

Convém recordar também que uma coisa é conhecer a gramática de um idioma e outra muito diferente é dominar seu vocabulário e, sobretudo, os giros idiomáticos particulares, o que vale tanto para a produção oral quanto para a percepção acústica. De acordo com a professora de espanhol, Lady Diana Patiño Areco, “as classes de língua e literatura de um segundo idioma não são por si só suficientes para a correta aprendizagem, por isso as classes de conversação são importantes”.

A imersão linguística, cultural e social ajuda a conectar o sistema linguístico com as realizações orais espontâneas das pessoas em todas as situações da vida. Pensando nisto, o Colégio Trilíngue Inovação oferece aulas de conversação em espanhol todas as segundas-feiras de 8h às 9h 40min para as 5ª e 6ª séries e de 10h 05min às 11h 45min para as 7ª e 8ª séries.

nativa.jpg nativa_1.jpg