Terça, Fevereiro 19, 2019

28/08 - Projeto “Adote um Estudante” mais forte em 2009

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da situação social na cidade de Chapecó, o Colégio Trilíngue Inovação criou, em 2008, o projeto “Adote um Estudante”. Em 2009 o sistema é retomado com o desejo de atingir um âmbito ainda maior. Através dele, crianças de famílias com necessidades financeiras que têm talento para os estudos e jovens que buscam crescimento, mas encontram barreiras impostas pelo meio social, são inseridos na instituição e recebem ensino de qualidade.

A educação de um país gira em torno do que a coletividade busca. Pensando nisso, a Associação de Pais e Mestres Inovação, entidade beneficente de assistência social, juntamente com o apoio técnico-científico do Colégio Trilíngue Inovação, criou o projeto “Adote Um Estudante”. Por meio do custeio dos estudos, alunos da rede pública, com renda familiar de até três salários mínimos são inseridos no colégio. Essa oportunidade aumenta as chances de encaminhá-los mais tarde para o ensino superior e para o mercado de trabalho.

A iniciativa, que visa reduzir os níveis de desigualdade social, miséria e pobreza na região de Chapecó, conta hoje com o apoio de empresas e pessoas físicas que colaboram para a melhoria da qualidade de vida desses estudantes. Atualmente, 12 alunos são beneficiados com o auxílio e vêm se destacando com excelente desempenho educacional.

Conforme a Gestora do Colégio, Ms. Gislaine Baez, “o investimento na educação é algo muito maior do que apenas uma aposta em boas perspectivas, porque a certeza de que os objetivos se concretizam a partir do esforço contínuo é fato”. Para comprovar este argumento, o Colégio Trilíngue Inovação tem os resultados do provão realizados desde o ano passado até o presente momento, onde a maioria dos alunos que participam do projeto possui notas que ultrapassam a meta exigida pela escola, conquistando muitas vezes a nota dez.

Ciclo vicioso de exclusão

Por tudo isso, a Presidente da Associação de Pais e Mestres, Leda Sandrin garante que os esforços para manter e ampliar o projeto continuam. “Queremos ter um número maior de alunos que antes não recebiam um ensino promissor, estudando e aumentando o desempenho educacional, assim como desejamos vê-los, futuramente, colocados no mercado de trabalho.” Apoiado nos resultados obtidos, o Colégio Trilíngue Inovação busca mais parceiros, que contribuam para melhorar a qualidade de ensino de muitos jovens. “Afinal, hoje podem estar adotando um estudante e amanhã poderão contratar um profissional qualificado para suas empresas”, afirma Leda.

O processo para inclusão consiste numa visita de profissionais da educação à rede pública que realizam testes e selecionam alunos que possuem talento para os estudos. O bairro eleito para o cadastramento das famílias de baixa renda foi o Santo Antônio, pelo fato de ser o mais próximo do Colégio, e por facilitar a locomoção dos alunos. Nele, 168 famílias se inscreveram no projeto. Dessas, 12 alunos foram selecionados através do processo seletivo, onde se levaram em conta os seguintes quesitos: renda familiar, estrutura e dinâmica familiar, avaliação pedagógica e emocional do aluno. Depois de comprovados os dados, o aluno com melhor desempenho e com mais baixa renda, é selecionado. Para manutenção da matrícula os pais devem acompanhar as tarefas em casa e comparecer ao Colégio, sempre que solicitados. O não cumprimento do regulamento acarreta a perda imediata da bolsa.

As pessoas físicas e empresas que tiverem interesse em abraçar essa causa, podem entrar em contato com o Colégio pelo fone (49) 3322-4422 ou se dirigir à Instituição no seguinte endereço: Rua Mato Grosso, 420E – Bairro Jardim Itália, em Chapecó.

Agende uma Visita