Domingo, Setembro 22, 2019

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: /home/storage/2/71/bc/colegioinovacao/public_html/novo/images/2009,single=kalunga.jpg,salign=left,connect=sige
JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: /home/storage/2/71/bc/colegioinovacao/public_html/novo/images/2009,single=kalunga1.jpg,salign=left,connect=sige

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/2009,single=kalunga.jpg,salign=left,connect=sige
There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/2009,single=kalunga1.jpg,salign=left,connect=sige

18/11 - Escritor Kalunga faz show no Trilíngue

{gallery}2009,single=kalunga.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Perceber a poesia não apenas como gênero literário, mas também como suporte para melhor trabalhar e entender a prosa. Este foi o objetivo da visita que o poeta Kalunga fez aos alunos e professores do Colégio Trilíngue Inovação no último dia 10 de novembro. O escritor realizou um show regado de muitas histórias e brincadeiras, para os alunos do 1º ano a 4ª série, e provocou nos estudantes e docentes questionamentos sobre a realidade que os cerca, procurando fazer com que cada um identificasse o próprio papel de agente transformador e promotor do hábito de leitura.

O escritor gaúcho, que atende pelo pseudônimo de Kalunga, é na verdade Carlos Heráclito Mello Neves. Além de poeta, é contista, animador cultural, compositor, oficineiro e palestrante. Natural de Jaguarão no RS tem formação em Letras, pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos é bacharel em Direito e participa, entre outros projetos, do Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, e Adote Um Escritor, da Câmara Riograndense do Livro, ambos no RS.

{gallery}2009,single=kalunga1.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Durante a tarde, os alunos participaram de oficinas de poesia/prosa, nas quais foram trabalhadas atividades práticas de estímulo à criatividade. Os estudantes também foram brindados com um show que teve como principais atrativos a interatividade que se estabeleceu por meio de um trabalho lúdico com poesia,  canções infantis do próprio escritor e de outros compositores, contação de histórias e brincadeiras pedagógicas.

À noite o encontro aconteceu com os professores que puderam, através de atividades práticas, analisar de maneira crítica e construtiva, o que leva grande parte das crianças a não cultivar o hábito da leitura e foram estimulados a pensar em atitudes criativas para reverter este quadro. Além disso, desenvolveram atividades de comunicação oral, postura, dramatização, senso crítico e trabalho em equipe, que os capacitou a abordar os conceitos científicos através de dinâmicas, músicas e poesias.

Despertar o gosto pela leitura desde cedo é uma política pedagógica do Trilíngue. Buscar formas inovadoras de cativar esta ideia é o principal canal de acesso a este objetivo. A Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez salienta que “práticas como esta de buscar talentos para motivar os alunos, acabam também por atrair o interesse de todas as idades. Além disso, palavras com gestos e afetividade têm mais efeito no processo cognitivo do que simples métodos didáticos de repetição. Interagir com as histórias contadas, cria o desejo de participação e, acima de tudo, desencadeia, de forma lúdica, o interesse pela leitura”, garante.