Para construir um sólido projeto pedagógico e formar uma identidade de equipe, os professores do Colégio Trilíngue Inovação, juntamente com a coordenação, estão se reunindo todos os sábados à tarde, desde o mês de agosto. Durante as reuniões são detalhados os eixos teóricos do projeto pedagógico e os planos de aula para 2008, destacando-se o desenvolvimento dos conteúdos programáticos de forma interdisciplinar e a definição do conjunto bibliográfico que servirá de referencial teórico para as aulas.

Nos encontros são discutidos e construídos os conteúdos interdisciplinares das aulas de cada uma das turmas da pré-escola e do ensino fundamental”, conta o coordenador pedagógico do Colégio, Rudinei Frese. O coordenador explica como acontece esse processo: “primeiramente estabelecemos objetivos de ensino e aprendizagem, de acordo com as áreas de formação propostas pelo colégio, para cada turma. Em seguida, definimos os temos que serão nossa ferramenta de questionamento e motivação para o alcance dos objetivos e, finalmente, elaboramos os planos anual e diário, com a distribuição, de forma coerente, seqüencial e que cada professor possa trabalhar e desenvolver os conteúdos planejados.

O plano pedagógico cumpre e vai muito além das orientações da Lei de Diretrizes e Bases e do Conselho Estadual de Educação. De acordo com Frese, o eixo norteador  da proposta teórico-metodológica do colégio aplicada em todas as disciplinas é a Teoria Sócio-histórico-cultural, de Vigotsky.

“Essa teoria sugere que o processo de ensino e aprendizagem ocorre através da construção do conhecimento e por delineação do meio social e cultural em que o sujeito está inserido, transformando-o em sujeito ativo e responsável, consciente e orientado, para alcançar determinados objetivos na interação com outros sujeitos”, diz o coordenador.

Além disso, os educadores do Colégio Trilíngue Inovação utilizarão, de forma complementar, outras concepções teórico-metodológicas, tais como a de Piaget, de Skinner, de Montessori, e de Gardner, aproveitando o que cada uma delas tem de melhor para o processo de ensino e aprendizagem.

Vagas do Colégio Trilíngue estão sendo preenchidas rapidamente:

Muitos pais já estão garantindo uma vaga para seus filhos no Colégio Trilíngue Inovação. As matrículas estão sendo feitas na Central de Matrículas, localizada na Rua Mato Grosso 420-E, junto à obra do colégio. Segundo a gestora, Gislaine Baez, a grande procura dos pais já registrada se deve ao fato de serem apenas 25 vagas por turma. “Já temos algumas séries com duas turmas e outras com as últimas vagas disponíveis”, comenta a diretora. As aulas do Colégio Trilíngue Inovação iniciam em 18 de fevereiro de 2008.