Quinta, Mai 23, 2019

17/09 - Colégio Trilíngue Inovação recebe a maior autoridade em Machado de Assis no Brasil

Nessa terça-feira, dia 16 de setembro, o Colégio Trilíngue Inovação reuniu seus alunos para participarem de palestra sobre Machado de Assis com o renomado professor João Cezar de Castro e Rocha, Doutor em Letras e em Literatura Comparada (UERJ, Stanford University), professor universitário e ensaísta, organizador do livro À roda de Machado de Assis, Exercícios críticos: leituras do contemporâneo e também organizador da coleção Contos de Machado de Assis, em seis volumes.

Os alunos do Colégio Trilíngue Inovação, que estão sendo iniciados na obra de Machado de Assis, desde agosto deste ano, receberam durante a palestra, um importante incentivo à leitura. O professor João Cezar manteve com os estudantes de 3ª a 8ª séries do ensino fundamental, durante mais de duas horas, um animado bate-papo, onde construiu conceitos sobre o prazer de ler clássicos e aproximou ainda mais os alunos dos personagens criados pelo maior escritor em língua portuguesa de todos os tempos e um dos grandes autores que a humanidade produziu.

A palestra foi inserida no projeto pedagógico do Colégio Trilíngue Inovação, que trabalha com os alunos, desde o início do ano, a leitura de textos clássicos, para que aprendam a apreciar a literatura de qualidade.

Para garantir um melhor aproveitamento do trabalho de Machado de Assis, de forma lúdica e interessante para as crianças, as disciplinas de português e formação humana e da cidadania, vêm desenvolvendo desde o mês passado com os alunos da 3ª a 8ª série, pesquisas científicas sobre a vida e as obras deste autor. Cada aluno criou uma apresentação escrita e outra oral, com recursos multimídia, para apresentar aos colegas curiosidades e características das obras de Machado de Assis. Essas apresentações vêm sendo feitas ao longo deste mês de setembro, em português, em inglês e espanhol.

De acordo com as professoras Leila Tosi, Mirian Borges e Neudeci de Morais, idealizadoras do projeto, “entrar em contato com a literatura clássica desde cedo é importante para a formação de leitores competentes”. Além disso, a qualidade da narrativa dos clássicos permite aos alunos se integrarem à cultura e a despertarem o gosto pela exploração da diversidade, saindo do senso comum. “A escola não pode se furtar a oferecer esta experiência aos alunos e colocá-los em contato com a norma culta da língua portuguesa, porque este encontro tende a ser transformador”, ressaltam.

Já o professor João Cezar, reforça a idéia de que esta geração, formada por crianças e jovens que permanecem horas em contato com a internet, são por este motivo leitores assíduos de mensagens virtuais e textos fragmentados sobre música, vídeos, jogos entre outros.  “O grande desafio da escola está em transportar estes leitores para o mundo da literatura”. De acordo com ele, experiências como as que os alunos do Colégio Trilíngue Inovação estão fazendo, no sentido de pesquisar a obra e a vida de Machado de Assis, capacitam-nos a prazerosos encontros futuros com os clássicos.

O renomado doutor esteve em Chapecó participando da 14ª Festa do Livro, da Unochapecó e lançou importantes obras publicadas pela Editora Argos.