Os alunos do segundo ano do Colégio Trilíngue Inovação iniciaram, no final de outubro, o projeto “Um amigo na minha casa”. Considerando que a instituição promove a aprendizagem através do lúdico e do modo natural, surgiu na turma um novo membro: o boneco Gabriel. O nome foi escolhido, através de um sorteio promovido a partir das sugestões dos educandos, que diariamente devem cuidá-lo e registrar todas as observações feitas por ele. 

A iniciativa é uma prática da disciplina de português que, além de desenvolver o gosto pela escrita, tem como objetivos estimular a reflexão, o respeito ao próximo e o poder de empatia. A aparência do boneco foi especialmente escolhida para que promovesse maior aproximação entre os alunos, conhecesse suas rotinas e trouxesse para o grupo o despertar da afetividade e o respeito com os materiais dos colegas. Por isso Gabriel é um simpático boneco estilizado em formato de coração. Feito de pelúcia, com braços, pernas, mãos e pés, o coraçãozinho é tratado pela turma com muito respeito e carinho.

O personagem tem um diário, onde é registrado pelos alunos, em sistema de rodízio, tudo o que se passou no dia. Para fazer o relato, o aluno precisa se colocar no lugar de Gabriel, escrevendo tudo e imaginando como ele está se sentindo. Além de proporcionar a prática prazerosa da escrita, a atividade motiva as crianças a terem pensamento crítico e desenvolve no grupo o poder de empatia. Nos finais de semana os alunos se revezam para levar o personagem para casa e podem relatar sem medo as suas rotinas, proporcionando a troca de conhecimento de cada realidade.

De acordo com a pedagoga Laura Kupske, idealizadora do projeto, os alunos ficaram muito felizes com a presença do novo amigo na sala. “Sempre que iniciam a aula perguntam ansiosos quem será o próximo a levar o Gabriel para casa. Além disso, todos participam com muita alegria e por mais que escrevam coisas simples do dia-a-dia, estão pondo em prática a escrita do português de maneira natural e divertida”.

amigo.jpg amigo_1.jpg amigo_2.jpg