Curiosidade, alegria, ansiedade e emoção. Primeira semana de aula do ano 2009 no Colégio Trilíngue Inovação.

No dia nove de fevereiro iniciaram-se as aulas no Colégio Trilíngue Inovação.  Foi um dia de muita emoção para os alunos e professores. Todos estavam ansiosos e motivados para o início das aulas. Aqueles que já conheciam a proposta pedagógica inovadora do Colégio já imaginavam que aconteceriam atividades interessantes, porém não sabiam quais, e os alunos novos estavam muito curiosos.

A alegria tomou conta de todos.  Entregar os materiais, rever os amigos e professores, conhecer os colegas e professores novos – tudo isso foi muito emocionante. A programação para o primeiro dia foi organizada de forma interdisciplinar pelos professores e as atividades ocorreram em dois momentos. Em um primeiro momento, foram realizadas dinâmicas com a finalidade de conhecer os colegas novos e professores, além de possibilitar aos alunos que contassem fatos interessantes ocorridos nas férias. Neste momento, os alunos da educação infantil até 4ª série de ensino fundamental estiveram envolvidos em atividades lúdicas, motivadoras e de socialização e integração, enquanto os alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e ensino médio fizeram um rodízio pelas salas temáticas, onde participaram de atividades pedagógicas e recreativas.

No segundo momento, após o intervalo, as turmas participaram de atividades como cama elástica, escalada, basquete, jogos de mesa, lan house, twister, espirobol, pega-pega e xadrez. Entre os dois momentos houve a hora do lanche, uma oportunidade para conversar com os amigos e conhecer novos colegas. No final do primeiro dia, os alunos receberam um folder sobre o acordo ortográfico (1990).

Durante os outros dias da semana, as atividades foram realizadas de acordo com o horário de cada professor, que organizou as aulas de forma motivadora, procurando mostrar aos alunos que aprender também pode ser divertido. Além disso, as aulas foram organizadas de modo a verificar o perfil dos alunos e turmas para que, durante o ano, possam ser planejadas de forma personalizada.

Para o encerramento da primeira semana, na sexta-feira, também foram realizadas muitas atividades interessantes, fazendo destaque para a Tirolesa, que teve o auxilio do grupo de bombeiros para sua realização, sendo instalada na entrada lateral do colégio, oportunizando aos alunos mais um esporte radical. No final do dia, os alunos receberam um chaveiro com o ícone do colégio, confeccionado pelos professores como forma de demonstrar o carinho e o afeto que a equipe docente tem para oferecer e a satisfação em tê-los este ano no desafio de alcançar os objetivos traçados para cada série.

“Todas as atividades realizadas foram uma demonstração de como são as aulas no Colégio Trilíngue Inovação e a forma prazerosa de como lidamos com o conhecimento. Desta forma acreditamos ser possível conciliar a independência, motivação e interesse na busca e aplicação prática do conhecimento,” enfatiza a Gestora do Colégio, Gislaine Moreira Nunes.

1º Dia de Aula Inovação