Quinta, Mai 23, 2019

09/03 - Festa de Carnaval Infantil no Colégio Trilíngue Inovação

A festa de carnaval infantil do Colégio Trilíngue Inovação contou com muita folia. O desfile das fantasias foi a atividade que mais chamou a atenção dos alunos.

O carnaval, que foi trazido para o Brasil pelos portugueses, tem origens controversas. Inicialmente foi chamado de Entrudo - do latim “introitus” que significava entrada, começo, nome com o qual a igreja católica denominava o começo das solenidades da quaresma.

Alguns estudiosos afirmam que as Festas Egípcias ao homenagearem a deusa Isis e o Touro Apis é que deram origem à diversão. Outros afirmam que ela tem origem a partir dos gregos que celebravam com grandiosidade, nas Festas Lupercais e Saturnais, a volta da primavera.  Independente da origem, nos mais diversos lugares do mundo em que acontece o carnaval, essa festa tem como características os divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas.

Para que os alunos conheçam as origens de uma das festas brasileiras mais populares, o Colégio Trilíngue Inovação promoveu, no dia 20 de fevereiro, a Festa de Carnaval Infantil. Participaram do evento, usando fantasias e máscaras, os alunos e professores do Maternal ao 3º ano do Ensino Fundamental.

No evento, que foi uma festa muito animada, foram desenvolvidas diversas atividades: os professores contaram aos alunos a história do carnaval; houve dança de marchinhas carnavalescas; brincadeiras com confetes; desfile das fantasias e pintura de tatuagens no rosto. Desta forma, as crianças tiveram um momento de descontração e aprendizagem.

As turmas que participaram da Festa de Carnaval foram organizadas em dois grupos: Maternal a Pré II e 1º a 3º ano. Reunindo-se com colegas de outras turmas eles  tiveram a oportunidade de sentir a socialização como de fato ocorre nas festas de carnaval.

Os educadores do Colégio Trilíngue Inovação conseguiram, através de muita brincadeira, fazer com que os alunos detectassem que para se divertir socialmente é necessário haver companheirismo e disciplina, requisitos importantes para a melhor formação humana.