O respeito, a postura e o amor à pátria também são temas trabalhados na proposta de ensino e aprendizagem do Colégio Trilíngue Inovação.

Desenvolver o senso crítico e reflexivo, o espírito comunitário, o amor à pátria, a alegria, a participação, a dignidade da pessoa, o diálogo, a solidariedade e o exercício consciente da cidadania são algumas das metas do Colégio Trilíngue Inovação, que prioriza a formação integral do educando. Essas atitudes e sentimentos são despertados com a realização de um Momento Cívico, oportunidade em que os alunos são incentivados a cultivar o respeito aos Símbolos Nacionais.

O 1º Momento Cívico de 2009 aconteceu no dia 27 de fevereiro e contou com a participação dos alunos do 1º ano ao ensino médio, professores, funcionários, gestora e alguns pais que na oportunidade deixavam seus filhos no colégio. A atividade será realizada a cada quinze dias, antes do início da aula, quando todos serão reunidos para fazer o hasteamento da Bandeira e cantar o Hino Nacional. 

O coordenador pedagógico, Rudinei Frese salienta que “o Momento Cívico é apenas uma das atividades que contemplam as metas de formação integral”. As atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula levam o aluno a valorizar a sua história, a cultura e os valores éticos e morais. Além disso, os projetos concretos que despertam a solidariedade também visam desenvolver o civismo, um sentimento que deve ser semeado a todo instante.
 
Neste primeiro dia, os alunos somente cantaram o Hino. Para os próximos momentos cívicos será organizado um cronograma, de modo que todos tenham oportunidade de apresentar números artísticos, teatros, jograis, entre outras atividades nas quais possam manifestar valores e práticas assumidas como fundamentais para uma vida coletiva.

O professor José Valderi da Silva, da disciplina de Formação Humana, observa que no primeiro dia de Momento Cívico já foi possível perceber que é muito importante complementar o que se fala em sala de aula com uma atividade prática. “Assim perceberemos as atitudes de cada um de nossos alunos e poderemos, posteriormente, trabalhar esses aspectos para que eles se tornem cidadãos melhores”.

DSC02684.jpg DSC02696.jpg DSC02698.jpg

DSC02715.jpg