TX EduXpert - шаблон joomla Новости
Sábado, Agosto 17, 2019

02/04 - E armaram o Circo!

No dia 27 de março, a palhaçada tomou conta das turmas do Maternal, Pré I e II do Colégio Trilíngue Inovação. Os corredores estavam decorados com fitas coloridas e ao entrar nas salas, chamava a atenção o fato de o local parecer realmente um circo, pois havia muita criança animada, balões, fitas, caras pintadas de palhaços, chapéus, enfim um espetáculo armado.

A atividade foi desenvolvida pelas professoras Marinês Smaniotto, Daniella Scatolin, Andréia Mattia e Sandra Ferrari, com o objetivo de desenvolver o interesse pela história de algumas profissões artísticas. Decorando ambientes, fantasiando os alunos de palhaço, e utilizando músicas de circo, as docentes desenvolveram na prática a animação que a arte circense transmite, uma atividade que resultou em muitas gargalhadas.

A comemoração foi fechada com chave de ouro no Colégio. As crianças que estavam irreconhecíveis, devido à caracterização, assistiram no final do dia, ao DVD do filme Patati/Patata, para visualizar um pouco mais da arte circense.

O dia 27 de março foi declarado oficialmente “Dia do Circo” no estado de São Paulo, em 1973 e marca o nascimento de Abelardo Pinto, o palhaço Piolin. De origem paulista, o Dia do Circo hoje é comemorado em todo o país. Mesmo em tempos modernos, onde a mídia e os jogos eletrônicos são amplamente utilizados, esta arte ocupa uma posição privilegiada entre as formas de diversões e atrai a atenção de muitos espectadores. 

Circulando por espaços da cultura erudita e popular, a arte circense impressiona pela grande variabilidade de atrações e o rico campo de referências culturais utilizado. O universo mágico e cultural do circo propicia à criança uma identificação com o universo artístico a partir de desafios e conquistas, gerando conhecimento e melhorando a auto-estima.

Como consequência do envolvimento da criança há reflexos diretos nos aspectos: disciplina, determinação, respeito e cooperação. Além disso, desperta interesse em conhecer atividades das mais variadas.

Entre uma das necessidades de uma educação com qualidade, está o gosto pela arte que, em qualquer uma de suas formas, instiga a novos conhecimentos e aperfeiçoamentos. Segunda a Gestora Ms. Gislaine Baez, “despertar uma criança para o mundo da arte, é prepará-la intelectual e emocionalmente para um mundo inovador, e é exatamente isso que buscamos constantemente”.