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22/04 - Autoridades do Warã palestram no Trilíngue

Na semana do Índio, o Colégio Trilíngue Inovação realizará uma série de atividades alusivas à data. O projeto que se chama “Aproximando as diferenças numa formação integral”, trará autoridades indígenas de âmbito nacional e internacional para palestrar durante dois dias na Instituição. Também ocorrerão exposições e venda de artesanatos produzidos por índios brasileiros e de outros países, como Panamá e Bolívia.

O ciclo de palestras começará no Dia do Índio, 19 de abril, e se estenderá até o dia 20. Os palestrantes abordarão os direitos humanos, bem como a realidade indígena no Brasil e em outros países. Azeleni Kring Inácio, de origem Kaingang, socióloga, diplomata e representante do Brasil nas negociações dos direitos humanos na América, falará sobre a situação dos povos e como procedem os acordos para garantir os direitos de todos.

Também estará presente Ubiratan de Souza Maia, de origem Wapichana, presidente do Warã - Instituto Indígena Brasileiro, advogado e assessor jurídico do Comitê Técnico Indígena das Américas. Ele abordará os direitos humanos, as conquistas dos povos indígenas e a participação do Warã na ONU (Organização das Nações Unidas) e OEA (Organização dos Estados Americanos).

O Warã é um instituto que trabalha pela diminuição das diferenças sociais e preconceito para com o povo indígena, pela educação, segurança alimentar, assessoria legal e técnica e tecnologia destes povos, sem desfazer a cultura original. Trata-se de uma organização auto-sustentável, que é composta apenas por membros indígenas e graduados, como advogados, engenheiros e médicos, entre outros profissionais, e já conquistou o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos, em 2006, entregue pelo presidente da República Federativa do Brasil.

No dia 19 de abril, as palestras ocorrerão em duas etapas. Às 13h30min, para alunos do 1° ao 3° ano e às 15h para Maternal, Pré I e Pré II. No dia 20, às 13h30min, para 4° ano, 4ª série e 5as séries. Às 16h10min, será a vez dos estudantes de 6as séries do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, a exposição da cultura e dos direitos humanos desmistifica o estereótipo que se cria em meio à sociedade com relação aos índios. “Educar para eliminar o preconceito faz parte da proposta pedagógica do Trilíngue e contribui para a formação integral do ser humano”, assinala.

14/04 - Alunos do Trilíngue de 5 e 6 anos realizam conversação em espanhol com nativa argentina

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O Trilíngue recebeu, no dia 30 de março, a visita da Argentina Clarissa Eugenia Oviedo, da cidade de San Luis, localizada no sul daquele país. Ela foi convidada a conhecer a instituição e proporcionou aos educandos do 1º ano do ensino fundamental uma troca cultural sobre a Páscoa e a cultura de um país Hispano hablante.

A visitante demonstrou emoção em presenciar os alunos de cinco e seis anos de idade falando a sua língua materna, pois as crianças responderam muitas de suas perguntas em espanhol. Eles se referiram a números, cores, objetos e, na despedida, cantaram uma típica música de Páscoa em castelhano.

Em relação à festa de Páscoa, Clarissa explicou aos alunos que, embora existam elementos comuns aos dois países, as tradições agregam características de cada cultura e região. Segundo ela, como culto católico, a Páscoa é a data mais forte e representativa para nossos “hermanos”. Na Argentina são celebradas missas nos quatro dias da Semana Santa e realizadas atividades religiosas como a encenação da Paixão de Cristo.

Assim como no Brasil, os argentinos não comem carne de gado ou porco na sexta-feira santa, mas para eles, a restrição começa na quinta-feira. Há lugares em que os ovos de galinha decorados são o que há de mais tradicional. Em outros, dos pratos típicos aos rituais, os doces e pães têm lugar de destaque garantido na mesa.  “A comemoração é parecida, embora no Brasil o apelo comercial da ocasião seja maior. Principalmente em relação aos ovos de chocolate, até porque a Argentina não os fabrica e este produto vem do vizinho Brasil”, acrescentou.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “a conversação com nativos do idioma, contribui trazendo a fluência, a autoconfiança e o estímulo em aprender a língua. Estes intercâmbios também estreitam a relação de países vizinhos com o nosso país no que tange à educação básica”.

A maestra Sidiane Gabriel ressalta que o espanhol é a segunda língua nativa mais falada no mundo e a primeira mais falada nas Américas. “Essa visita, além de estimular o gosto pelo idioma alvo traz uma série de aprendizados importantes para a formação humana, que é um dos alvos da política pedagógica da Instituição, pois inicia com a maneira formal de conversar e se portar, até o despertar de curiosidades da cultura, resultando na troca de informações”.

05/04 - Educação Física: aulas planejadas de forma prazerosa

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As aulas de Educação Física do Colégio Trilíngue Inovação, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, são minuciosamente planejadas e elaboradas de forma prazerosa. O objetivo é atender cada faixa etária, buscando atingir nos alunos o desenvolvimento integral nos seus aspectos biológicos, socioculturais, psíquicos e motores, sempre respeitando as características individuais de cada criança e preparando-as para os desafios da vida.  Para a realização de todas as atividades, a instituição dispõe de um espaço adequado, moderno e aconchegante.

Na educação infantil, a educação física exerce um papel importante, proporcionando à criança oportunidades de desenvolver a autoconfiança, a socialização com o grupo, bem como a compreensão do ambiente e a capacidade de comunicação de forma tranquila e lúdica. Também desenvolve uma característica importantíssima para a alfabetização, pois os aspectos psicomotricidade e lateralidade são pré-requisitos para a aquisição das competências cognitivas. “Neste período, os primeiros contatos com as atividades físicas, devem ser sutis para que não haja traumas e ocorra a adaptação do corpo e da mente aos estímulos”, ressalta a professora Magali Simioni.

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Nesta faixa etária e em todas as outras que são atendidas no colégio, o papel da educação física no processo educativo é auxiliar no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, como um ser social, fazendo-o reconhecer suas potencialidades físicas, bem como contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “a visão do Colégio supera de certo modo a visão biológica, a partir da qual o objetivo é melhorar a aptidão física dos indivíduos. Aqui, reconhecemos como papel da Educação Física a melhoria da aptidão física, o desenvolvimento intelectual e a manutenção do equilíbrio afetivo ou emocional, fatores primordiais para que de fato ocorram uma formação integral”.

31/03 - Taekwondo contribui para formação humana no Trilíngue

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Rafael Scalvi, aluno da 7ª série do Colégio Trilíngue Inovação é o campeão da categoria infantil verde na primeira etapa no Campeonato Estadual de Taekwondo 2010. A fase final ocorreu nos dias 20 e 21 de Março em Jaguaruna (SC). Scalvi vem sendo treinado há um ano e seis meses pela Associação Ivanio Hermes Taekwondo.

Devido aos aspectos positivos que a prática deste esporte desenvolve e, por entender que o Taekwondo desenvolve atributos que também contribuem para a formação humana dos alunos da Instituição e aprendizes do público externo, este esporte faz parte das escolinhas oferecidas pelo Colégio Trilíngue Inovação.

Esta arte marcial originaria da Coréia em sua simples tradução significa usar com inteligência e sabedoria pés e mãos para defender e contra-atacar o adversário, usando para isso método de ensino didaticamente construído. Além de despertar um espírito imbatível para vencer os obstáculos encontrados na vida, desenvolve no aluno habilidades como, reflexo, equilíbrio, coordenação motora, autoconfiança, respeito, disciplina.

O Taekwondo foi incluso nos esportes olímpicos como esporte oficial em 2000. Hoje a prática brasileira no mundo é uma das mais respeitadas, devido aos resultados obtidos principalmente pela atleta Natalia Falavignia (Campeã Mundial de Taekwondo) de Londrina, Paraná e Diogo Silva (Campeão Pan-Americano de Taekwondo) de São Sebastião, São Paulo.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “é gratificante para o treinador, para o aluno campeão, para a instituição e para Chapecó saber que um atleta da cidade desenvolveu estas características, tornando-se um vencedor”.

24/03 - Trilíngue realiza uma semana com projeto ambiental

O Colégio Trilíngue Inovação lançou nesta segunda-feira, Dia Internacional da Água, uma série de atividades interdisciplinares que buscam fomentar debates e construir um pensamento crítico frente à qualidade da água consumida na cidade de Chapecó. A instituição também está participando, no dia 27 de março, de um movimento de nível mundial promovido pela ONG WWF, chamado de Hora do Planeta que prevê a paralisação do consumo de energia elétrica durante 60 minutos. A manifestação pretende mostrar aos líderes mundiais a preocupação da população com o aquecimento global.

A Semana da Água e a preocupação com a escassez deste recurso natural foram incorporadas nas disciplinas de Química, Biologia, Inglês e Português do Colégio com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e contribuir com apontamentos que tragam soluções para o problema. Nesta semana estudos como “a água e os seres vivos, parâmetros físico-químicos da qualidade da água, tais como: pH, temperatura, OD, DBO, DQO, turbidez, condutividade elétrica e coliformes”, serão discutidos em sala de aula.

Além disso, haverá leitura, interpretação e debate de texto informativo da ONG WWF em inglês sobre o tema, com o vídeo ilustrativo “Good: Water”. A semana prevê ainda a análise dos resultados de pH, temperatura e oxigênio dissolvido de amostras de águas coletadas pelos alunos e uma visita ao rio Passo dos Índios, com acompanhamento dos professores.

“Preocupações como estas devem ser levantadas no cotidiano das pessoas. A preocupação em inserir este assunto nos projetos pedagógicos durante a semana mundial da água reside no fato de que uma das políticas da instituição é a formação humana”, salienta a Gestora do Trilíngue, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez.

O Diretor Pedagógico Ms. Rudinei Frese comenta ainda como é importante cada um fazer a sua parte contribuindo com movimentos como Hora do Planeta, promovido pela WWF, que convoca a todos para permanecer com as luzes apagadas durante 60 minutos. Frese lembra que o gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem como objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas. A paralisação de consumo de energia elétrica ocorrerá dia 27/03 das 20h30min às 21h30min.

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