Últimas Notícias

30/06 - Aprender economia brincando

A partir da obra “Como se fosse dinheiro”, da escritora Ruth Rocha, os professores do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental transformaram o projeto literário desenvolvido no segundo bimestre em uma atividade prática: o Garage Sale. A proposta foi desenvolvida de forma interdisciplinar com as áreas específicas de línguas, matemática, arte, formação humana e música. Com esta atividade levou-se os alunos a conhecer a história do sistema monetário brasileiro e a perceber a “troca” existente entre dinheiro e mercadorias, através da representação de compra e venda em diferentes lugares do mundo.

Na prática, foi solicitado às famílias a colaboração para selecionarem livros, revistas, figurinhas, brinquedos, roupas, calçados, entre outros produtos seminovos, em condições de uso, para venda. Os alunos trouxeram as mercadorias com os valores de compra estipulados em casa e o dinheiro utilizado para ao comércio foi fictício.

Com o Garage Sale ou Venta de Garaje, os alunos experimentaram na prática assuntos que haviam sido trabalhados em sala anteriormente como sistema monetário, relações comerciais (compra e venda), educação financeira (quando posso comprar e por que economizar?), cálculos envolvendo adição e subtração, identificação das células e valores e visualização dos mapas Mundy, do estado de Santa Catarina e Brasil.

A iniciativa também levou os alunos a analisar a prática do consumismo e como ela impede os cidadãos a pensar nas reais necessidades de cada ser humano. Na área de Formação Humana, todos puderam transpor o quadro de consumismo para outro de cidadania real e as crianças foram estimuladas a praticar atos de solidariedade através da economia.

De acordo com os professores, estas atividades lúdicas trazem aos educandos uma experiência concreta onde as diversas formas de inteligências são estimuladas e os saberes interiorizados de forma agradável, simples e solidária. “Como educadores buscamos, através dos projetos interdisciplinares, motivar, descobrir e acrescentar novas experiências de aprendizagem aos alunos e primamos para que a ludicidade seja a força motivadora do aprender com prazer”, avalia a Gestora do Colégio Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez.

21/06 - Alunos Trilíngue se classificam para fase regional do Desafio National Geographic

Sete alunos do Colégio Trilíngue, dentre eles alguns que quase gabaritaram a prova, foram classificados para a fase regional do Desafio National Geographic 2010. A primeira etapa foi realizada no dia 09 de junho para alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio. Nesta prova os alunos foram submetidos a 25 questões objetivas interpretativas que objetivaram verificar o que os jovens aprenderam e como aplicam os conhecimentos de Geografia para compreender a realidade cotidiana, em conexão com áreas e temas como história, cultura, meio ambiente, sustentabilidade, viagens e turismo.

{gallery}2010,single=National_Geographic.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Os alunos que atingiram as melhores notas e, portanto, foram classificados são Rafael Pinetti do 9º ano com 24 acertos e nota 9.6, Bruna Dias De Castro Tiecher do 9º ano com 21 acertos e nota 8.4, Giovani Paludo do 9º ano com 20 acertos e nota 8.0. Ficaram empatados com 19 acertos e nota 7.6 os alunos Luíza Sandrin do 9º ano, Alana Carolina M. da Silva e Marco da Silva do 1º ano do Ensino Médio e João Vitor Paludo 8º ano.

O professor titular da disciplina de Geografia na instituição, José Valderi da Silva diz que “ao perceber o envolvimento dos alunos e a curiosidade para testar os próprios conhecimentos e habilidades presentes durante o processo de preparação, participar deste desafio torna-se ainda mais importante”. O docente avalia que os resultados positivos alcançados com notas excelentes é resultado de um trabalho sério na disciplina especifica, em conjunto com outras disciplinas afins e de toda a equipe pedagógica do Colégio.

A etapa regional está marcada para o dia 21 de agosto e será realizada no próprio Colégio Trilíngue Inovação que foi escolhido pelo Comitê Gestor do Desafio National Geographic para sediar esta fase. A gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez observa que os alunos classificados mostram-se ainda mais estimulados e aguardam a etapa final em São Paulo. Segundo ela, “aqueles que desta vez não se classificaram para a segunda fase, estão ansiosos para o desafio no próximo ano e este aguçamento todo nos orgulha e evidencia o sucesso que foi participar de um concurso diferente, baseado no conhecimento”.

08/06 - Colégio de Chapecó sediará etapa regional do Desafio National Geographic

O Colégio Trilíngue Inovação será sede da fase regional da terceira edição do Desafio National Geographic 2010 a ser realizada no dia 21 de agosto próximo. Os alunos de sétima e oitava série do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio da instituição estão inscritos para representar Chapecó nesta competição de nível nacional. As provas serão realizadas das 10h às 13h e buscam aferir o que os jovens aprenderam e como aplicam os conhecimentos de geografia para compreender a realidade cotidiana em conexão com áreas e temas como história, cultura, meio ambiente, sustentabilidade, viagens e turismo.

A maior olimpíada de Geografia do Brasil é uma iniciativa da Editora Abril, integra o projeto Viagem do Conhecimento e tem como objetivo despertar entre os estudantes o interesse por temas relevantes do mundo contemporâneo.

Além de estimular jovens estudantes, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem, o concurso pretende disseminar a cultura de viagem como experiência para ampliar o conhecimento do Brasil e do mundo e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins. Também estão entre os propósitos incentivar estudantes e educadores a avaliarem as relações sociedade‐natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.

A primeira etapa do desafio ocorrerá no dia 09 de junho de 2010 e os finalistas farão a prova final nos dias 14 a 17 de outubro,  em São Paulo. As provas poderão conter questões fechadas de múltipla escolha e produção de escrita sobre temas, conceitos, processos e habilidades específicas associadas ao universo dos conhecimentos geográficos, históricos e da cultura de viagem

Ao participar deste desafio, o Trilíngue pretende contemplar os objetivos do concurso e contribuir para a formação humana, através da instigação do espírito de superação. O professor de Geografia, José Valderi da Silva, assinala que através desta prova os alunos terão a oportunidade de desafiar-se no conhecimento geográfico. “Além disso, a disciplina abrange o espaço e as relações sociais, possibilitando a todos uma interação com alunos de outras instituições brasileiras e os educandos terão maior entusiasmo para estudar”, garante.

A Gestora do Colégio, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez anunciou que a instituição incluiu esta atividade como parte do planejamento pedagógico e salienta que “um desafio como este, além de envolver a possibilidade de superação, instiga a busca pelo conhecimento, possibilita vivenciar novas experiências fora da comunidade escolar e amplia as relações interpessoais dos alunos, o que contribui para a educação integral proposta pela Instituição”.

07/06 - Colégio realiza exposição dos elementos naturais na semana do Meio Ambiente

{gallery}2010,single=meioamb.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Conferência das Nações Unidas em 5 de junho, o Colégio Trilíngue Inovação abrirá as portas da instituição para a exposição de fotos dos elementos naturais do planeta, com imagens da região de Chapecó, planejada e produzida pela ONG SOS Terra. O evento ocorrerá na sexta-feira, dia 04 de junho e estará aberto ao público das 15h do dia 04 às 18h40min do dia 07. Ao todo serão mostradas aproximadamente 50 fotos e um vídeo. As fotos abordam a fauna e flora regional e confrontam a riqueza ambiental com áreas ameaçadas pela ação do homem.

{gallery}2010,single=meioamb1.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

A exposição finaliza um projeto da disciplina de Ciências, desenvolvido pela Professora Especialista em Ciências Biológicas, Silvana da Cunha, que explorou detalhadamente com o corpo discente, os quatro elementos do planeta: fogo, terra, água e ar. “Além de apresentar onde os encontramos e quanto utilizamos de cada elemento diariamente, também analisamos o quanto são fundamentais para a existência dos seres vivos”. Durante as aulas da disciplina, também foram realizadas atividades de conscientização da utilização dos recursos naturais, as problemáticas enfrentadas pelo planeta e as catástrofes que a humanidade vive devido ao desequilíbrio natural.

Com estas iniciativas, o colégio pretende estimular o público infanto-juvenil que é um nicho com potencial para a realização de ações que visam resultados em longo prazo. “É neste período da vida que o indivíduo faz as suas principais escolhas e forma a sua consciência, por isso tratar este público como foco nestas ações, corrobora para que os jovens de hoje estejam mais engajados pela causa ambiental amanhã”, afirma Silvana.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “uma exposição como esta, proporcionará uma visão bem realista, sendo que o conteúdo apresentado será do próprio lugar de vivência e conhecimento e contribuirá com a conscientização dos alunos e pais”.

19/05 - Banda Santo Graau estimula o ensino da Língua Portuguesa

{gallery}2010,single=santograau.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

O Colégio Trilíngue Inovação procura desenvolver aulas que tornem mais significativo o aprendizado da língua materna. Pensando nisso, recebeu, no dia 17 de maio, a visita dos integrantes da Banda Santa Graau - Ricardo Avlis e Cleber Souza.

Na oportunidade, os alunos de sexta série puderam efetivar a entrevista construída em aula, que envolveu o estudo dos pronomes interrogativos, além de ouvir a música “Algum dia”, tomada como base para o estudo dos verbos.

De acordo com a professora Liana Cristina Giachini, de Língua Portuguesa, o trabalho com tipologia textual diversificada é prática constante no Colégio Trilíngue por auxiliar o aluno, fornecendo-lhe as habilidades necessárias para uma leitura mais completa do mundo e da realidade que o cerca.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “eventos como esse, que fazem parte do dia a dia dos alunos do Colégio Trilíngue Inovação, além de demonstrar a valorização da cultura local por parte da instituição, ilustram o dinamismo e a modernização de que necessita o ensino da Língua Portuguesa, tão mitificado por alunos e professores.”

A formação integral, que contempla a filosofia da Instituição tem como uma das preocupações, fazer com que os alunos passam a entender a linguagem como meio de um processo comunicativo, compreendendo a poesia que está presente em manifestações linguísticas como a música enquanto forma de expressão dos mais diversos grupos sociais.

A banda participou, ainda, de um bate-papo descontraído com os alunos do Ensino Médio, que visualizaram, tanto nas falas quanto nas letras da banda, elementos linguísticos como as figuras de linguagem. Ricardo e Cleber aproveitaram o momento para estimular os alunos, falando sobre a importância de ser perseverantes em relação aos estudos e aos objetivos de vida, evitando desistir diante do primeiro obstáculo.

Página 71 de 90