Últimas Notícias

14/04 - Alunos do Trilíngue de 5 e 6 anos realizam conversação em espanhol com nativa argentina

{gallery}2010,single=nativa_espanhol.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

O Trilíngue recebeu, no dia 30 de março, a visita da Argentina Clarissa Eugenia Oviedo, da cidade de San Luis, localizada no sul daquele país. Ela foi convidada a conhecer a instituição e proporcionou aos educandos do 1º ano do ensino fundamental uma troca cultural sobre a Páscoa e a cultura de um país Hispano hablante.

A visitante demonstrou emoção em presenciar os alunos de cinco e seis anos de idade falando a sua língua materna, pois as crianças responderam muitas de suas perguntas em espanhol. Eles se referiram a números, cores, objetos e, na despedida, cantaram uma típica música de Páscoa em castelhano.

Em relação à festa de Páscoa, Clarissa explicou aos alunos que, embora existam elementos comuns aos dois países, as tradições agregam características de cada cultura e região. Segundo ela, como culto católico, a Páscoa é a data mais forte e representativa para nossos “hermanos”. Na Argentina são celebradas missas nos quatro dias da Semana Santa e realizadas atividades religiosas como a encenação da Paixão de Cristo.

Assim como no Brasil, os argentinos não comem carne de gado ou porco na sexta-feira santa, mas para eles, a restrição começa na quinta-feira. Há lugares em que os ovos de galinha decorados são o que há de mais tradicional. Em outros, dos pratos típicos aos rituais, os doces e pães têm lugar de destaque garantido na mesa.  “A comemoração é parecida, embora no Brasil o apelo comercial da ocasião seja maior. Principalmente em relação aos ovos de chocolate, até porque a Argentina não os fabrica e este produto vem do vizinho Brasil”, acrescentou.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “a conversação com nativos do idioma, contribui trazendo a fluência, a autoconfiança e o estímulo em aprender a língua. Estes intercâmbios também estreitam a relação de países vizinhos com o nosso país no que tange à educação básica”.

A maestra Sidiane Gabriel ressalta que o espanhol é a segunda língua nativa mais falada no mundo e a primeira mais falada nas Américas. “Essa visita, além de estimular o gosto pelo idioma alvo traz uma série de aprendizados importantes para a formação humana, que é um dos alvos da política pedagógica da Instituição, pois inicia com a maneira formal de conversar e se portar, até o despertar de curiosidades da cultura, resultando na troca de informações”.

05/04 - Educação Física: aulas planejadas de forma prazerosa

{gallery}2010,single=edfis.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

As aulas de Educação Física do Colégio Trilíngue Inovação, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, são minuciosamente planejadas e elaboradas de forma prazerosa. O objetivo é atender cada faixa etária, buscando atingir nos alunos o desenvolvimento integral nos seus aspectos biológicos, socioculturais, psíquicos e motores, sempre respeitando as características individuais de cada criança e preparando-as para os desafios da vida.  Para a realização de todas as atividades, a instituição dispõe de um espaço adequado, moderno e aconchegante.

Na educação infantil, a educação física exerce um papel importante, proporcionando à criança oportunidades de desenvolver a autoconfiança, a socialização com o grupo, bem como a compreensão do ambiente e a capacidade de comunicação de forma tranquila e lúdica. Também desenvolve uma característica importantíssima para a alfabetização, pois os aspectos psicomotricidade e lateralidade são pré-requisitos para a aquisição das competências cognitivas. “Neste período, os primeiros contatos com as atividades físicas, devem ser sutis para que não haja traumas e ocorra a adaptação do corpo e da mente aos estímulos”, ressalta a professora Magali Simioni.

{gallery}2010,single=edfis1.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Nesta faixa etária e em todas as outras que são atendidas no colégio, o papel da educação física no processo educativo é auxiliar no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, como um ser social, fazendo-o reconhecer suas potencialidades físicas, bem como contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “a visão do Colégio supera de certo modo a visão biológica, a partir da qual o objetivo é melhorar a aptidão física dos indivíduos. Aqui, reconhecemos como papel da Educação Física a melhoria da aptidão física, o desenvolvimento intelectual e a manutenção do equilíbrio afetivo ou emocional, fatores primordiais para que de fato ocorram uma formação integral”.

31/03 - Taekwondo contribui para formação humana no Trilíngue

{gallery}2010,single=rafael.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Rafael Scalvi, aluno da 7ª série do Colégio Trilíngue Inovação é o campeão da categoria infantil verde na primeira etapa no Campeonato Estadual de Taekwondo 2010. A fase final ocorreu nos dias 20 e 21 de Março em Jaguaruna (SC). Scalvi vem sendo treinado há um ano e seis meses pela Associação Ivanio Hermes Taekwondo.

Devido aos aspectos positivos que a prática deste esporte desenvolve e, por entender que o Taekwondo desenvolve atributos que também contribuem para a formação humana dos alunos da Instituição e aprendizes do público externo, este esporte faz parte das escolinhas oferecidas pelo Colégio Trilíngue Inovação.

Esta arte marcial originaria da Coréia em sua simples tradução significa usar com inteligência e sabedoria pés e mãos para defender e contra-atacar o adversário, usando para isso método de ensino didaticamente construído. Além de despertar um espírito imbatível para vencer os obstáculos encontrados na vida, desenvolve no aluno habilidades como, reflexo, equilíbrio, coordenação motora, autoconfiança, respeito, disciplina.

O Taekwondo foi incluso nos esportes olímpicos como esporte oficial em 2000. Hoje a prática brasileira no mundo é uma das mais respeitadas, devido aos resultados obtidos principalmente pela atleta Natalia Falavignia (Campeã Mundial de Taekwondo) de Londrina, Paraná e Diogo Silva (Campeão Pan-Americano de Taekwondo) de São Sebastião, São Paulo.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “é gratificante para o treinador, para o aluno campeão, para a instituição e para Chapecó saber que um atleta da cidade desenvolveu estas características, tornando-se um vencedor”.

24/03 - Trilíngue realiza uma semana com projeto ambiental

O Colégio Trilíngue Inovação lançou nesta segunda-feira, Dia Internacional da Água, uma série de atividades interdisciplinares que buscam fomentar debates e construir um pensamento crítico frente à qualidade da água consumida na cidade de Chapecó. A instituição também está participando, no dia 27 de março, de um movimento de nível mundial promovido pela ONG WWF, chamado de Hora do Planeta que prevê a paralisação do consumo de energia elétrica durante 60 minutos. A manifestação pretende mostrar aos líderes mundiais a preocupação da população com o aquecimento global.

A Semana da Água e a preocupação com a escassez deste recurso natural foram incorporadas nas disciplinas de Química, Biologia, Inglês e Português do Colégio com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e contribuir com apontamentos que tragam soluções para o problema. Nesta semana estudos como “a água e os seres vivos, parâmetros físico-químicos da qualidade da água, tais como: pH, temperatura, OD, DBO, DQO, turbidez, condutividade elétrica e coliformes”, serão discutidos em sala de aula.

Além disso, haverá leitura, interpretação e debate de texto informativo da ONG WWF em inglês sobre o tema, com o vídeo ilustrativo “Good: Water”. A semana prevê ainda a análise dos resultados de pH, temperatura e oxigênio dissolvido de amostras de águas coletadas pelos alunos e uma visita ao rio Passo dos Índios, com acompanhamento dos professores.

“Preocupações como estas devem ser levantadas no cotidiano das pessoas. A preocupação em inserir este assunto nos projetos pedagógicos durante a semana mundial da água reside no fato de que uma das políticas da instituição é a formação humana”, salienta a Gestora do Trilíngue, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez.

O Diretor Pedagógico Ms. Rudinei Frese comenta ainda como é importante cada um fazer a sua parte contribuindo com movimentos como Hora do Planeta, promovido pela WWF, que convoca a todos para permanecer com as luzes apagadas durante 60 minutos. Frese lembra que o gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem como objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas. A paralisação de consumo de energia elétrica ocorrerá dia 27/03 das 20h30min às 21h30min.

19/03 - Personagens infantis levam informática às crianças

{gallery}2010,single=person1.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Sabe-se que, para as crianças, a primeira aula de Informática deve ser um pouco distinta, pois o contato inicial com o equipamento é dificultoso e, em se tratando de crianças de dois a seis anos, o assunto fica ainda mais delicado. Entretanto, no Colégio Trilíngue Inovação, aula de informática para crianças é sinônimo de diversão e aprendizado.

No último dia 03 de março, as Professoras de Informática Ana Paula Chenet e Gisieli Fernandes realizaram uma aula com a cara do Colégio - inovador e lúdico. Através de uma aula temática, as docentes atraíram a atenção de alunos do maternal, pré I, pré II e 1° ano para a introdução à informática e os primeiros contatos com a máquina.

Trajadas de Princesa e Pucca, as educadoras divertiram a criançada com uma canção que ensina os cuidados necessários para a manutenção de um microcomputador e um notebook. Além disso, inseriram jogos educativos através de cd-rooms, para que eles aprendessem se divertindo. Segundo a Professora Ana Paula, “O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes atrativos que servem como estímulo para o desenvolvimento da criança”.

{gallery}2010,single=person2.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Por acreditar que jogos educativos contribuem com o aprendizado da informática, o Trilíngue, através de vários profissionais capacitados, avalia a adequação dos jogos à faixa etária e aos interesses dos alunos, priorizando aqueles que mais contribuem com o desenvolvimento da criança. A Gestora, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, salienta que “quando se estuda a possibilidade da utilização de um jogo computadorizado dentro de um processo de ensino e aprendizagem, deve-se considerar não apenas o seu conteúdo, mas também a maneira como ele o apresenta, direcionando a escolha do recurso à faixa etária do público-alvo.

É importante considerar, ainda, os objetivos indiretos que o jogo pode alcançar, como o desenvolvimento de memória visual, auditiva e sinestésica; orientação temporal e espacial, em duas e três dimensões; coordenação motora visomanual, ampla e fina; percepção auditiva, percepção visual em relação a tamanho, cor, detalhes, forma, posição, lateralidade e complementação; raciocínio lógico-matemático, expressão linguística oral e escrita,  além de habilidades de planejamento e organização.

Atividades como essa evidenciam a preocupação do Colégio Trilíngue Inovação com a construção de um ambiente rico e atrativo no qual o aluno tem prazer em aprender, sentindo-se parte do processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, desenvolvendo todas as suas potencialidades.

Página 72 de 89