Últimas Notícias

19/10 - Trilíngue promove 1º Passeio Ciclístico da Família

{gallery}2010,single=teen.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

O Colégio Trilíngue Inovação realizará o 1º Passeio Ciclístico da Família, visando propiciar momentos de lazer, alegria, integração e manifestação de cidadania aos alunos, familiares e demais participantes do evento. Isso devido o ciclismo ser um esporte prazeroso, praticado por crianças, jovens e adultos, e também um meio de transporte não poluente. O passeio acontecerá no dia 24 de outubro, a fim de estimular a conscientização, visto que se comemora em 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade e da Juventude.

A prática do ciclismo é uma forma de preservação da qualidade de vida do planeta, que além da questão da redução da emissão de gases dos veículos automotores, necessita de menor uso do solo, tanto para a circulação na via pública, quanto para os estacionamentos públicos, privados e residenciais, pois os espaços necessários para manobra também são menores.

A Constituição brasileira, em seu artigo 225, diz que todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, cabendo a todos e ao Poder Público, o dever de preservá-lo e defendê-lo para as presentes e futuras gerações.

“Diante da importância da Missão que temos como representantes da educação integral, cabe-nos a parcela de direcionar nossos alunos no desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes de conscientização sobre nosso papel na sociedade”, declara a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez.

O evento intitulado “Pedalar ajuda a diminuir o aquecimento global e une as famílias“ terá inscrição  gratuita e oferecerá premiação às famílias melhores colocadas. A atividade terá início às 8h30min do dia 24 de outubro, Dia da Família no Trilíngue , com saída em frente à Igreja Matriz Santo Antônio.  O trajeto compreende a Avenida Getúlio Vargas e o percurso será finalizado no Eco Parque, às 11h.

14/10 - Lendas abordadas de forma interdisciplinar

Um assunto interessante para os alunos de 1°, 2° e 3° ano são as lendas. Além de possuirem um fato mágico, fazem parte de um contexto histórico de alguma sociedade em determinada época e ainda abordam o aspecto literário. Através dessas características, as professoras elaboraram uma aula interdisciplinar de Geografia, História, Português e Inglês.

Tudo partiu da lenda de um anãozinho da Irlanda, chamado Leprechaun, com o objetivo de aguçar a atenção e a curiosidade dos alunos. Leprechaun é apresentado como um homenzinho, sempre ocupado a trabalhar em um único pé de sapato em meio às folhas de um arbusto ou sob uma folha de “labaça“.  Ele é tido como o sapateiro do povo das fadas. Também são conhecidos pelos nomes de Tumores,Duendes ou Gnomos. Os leprechauns são considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Para obter tais tesouros, normalmente um pote de ouro, é preciso capturar um leprechaun e não perdê-lo nunca de vista.

Esta atividade foi trabalhada, de forma lúdica, no idioma Inglês, e na sequência foram abordados outras lendas, inclusive do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, o Boi Tatá, a Yara, o Curupira ou Caipora. Os locais de vivência dos personagens lendários, como surgiram e outras formas de interdisciplinaridade, tornaram divertido o aprendizado, salienta a professora de Inglês Wainy Valle.

De acordo com a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “resgatar a cultura vivenciada pelos nossos pais e avós através do conto de lendas é uma maneira do indivíduo compreender as mudanças históricas e de comportamento na linha do tempo. Isso, aliado à interdisciplinaridade, cumpre o papel pedagógico do ensino Trilíngue”.

04/10 - Semana da árvore gera conscientização ecológica interdisciplinar

Além da política de educação sustentável, o Colégio Trilíngue Inovação aproveitou a semana da árvore para realizar atividades interdisciplinares sobre a ecologia, buscando a compreensão dos alunos quanto aos cuidados que devemos ter com ela.

De acordo com a Professora Maria Renilde Feldberg, “nossa respiração e a nossa vida dependem das árvores. Precisamos respirar e precisamos de água. Num mundo globalizado e industrial, que nos leva a crises de estresse, precisamos nos lembrar da responsabilidade de cada indivíduo em plantar, cuidar e defender as plantas de nosso planeta, tão necessárias à vida de todos os seres vivos”.

A programação envolveu as seguintes disciplinas: Ciência, Arte, Matemática, História, Geografia, Formação Humana, Espanhol, Português, Inglês, Informática e Educação Física. Atividades como cálculos matemáticos, jogos, estudo de caso, tarde de cinestesia e respiração com música instrumental, foram algumas das formas para abordar os valores da conscientização ecológica.

A gestora, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, ressalta que “com a interdisciplinaridade, foi possível alcançar vários objetivos ao mesmo tempo, como: a conscientização sobre a importância da árvore no contexto urbano; o interesse do cidadão na conservação da natureza; conhecer as condições ideais para o cultivo de uma planta, além de desafiar os alunos a cuidar de um ser vivo (planta) que foi distribuído no encerramento das atividades”.

23/09 - Literatura e sustentabilidade na Educação Infantil

Embora os alunos da Educação Infantil sejam muito jovens para exigir deles a compreensão da importância da leitura e da reciclagem, os do Colégio Trilíngue Inovação puderam captar esse aprendizado de forma lúdica e divertida, em uma aula que começou com livros e terminou com brinquedos construídos a partir de materiais que iriam para o lixo.

A atividade iniciou com a professora lendo a história, enquanto os alunos manuseavam os livros para se familiarizarem e adquirirem gosto em tê-los nas mãos. Na sequência foi realizada a dramatização, tornando-se divertido, pois os estudantes transformaram-se em personagens da ficção. Para finalizar, eles desenvolveram os brinquedos da história, com embalagens recicláveis, possibilitando a compreensão de como podemos reutilizar esses materiais.

De acordo com a professora Daniela Scatolin, “este projeto é importante, pois proporciona às crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; afinal, através da leitura e da brincadeira, a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra”.

A gestora, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, salienta que “atividades como esta promovem a interdisciplinaridade, uma vez que engloba música, arte, literatura, de forma conjunta, desenvolvendo assim a capacidade dos alunos assimilarem o aprendizado com o cotidiano”.

17/09 - Aprendendo inglês com sustentabilidade

Os alunos da 5ª série do ensino fundamental vivenciaram uma forma diferenciada de aprender inglês, no mês de agosto deste ano. Aprendizado do idioma, interação, colaboração, organização, respeito e reutilização de materiais recicláveis foram algumas das percepções adquiridas pelos estudantes durante o ensino das preposições na língua inglesa.

Os alunos foram separados em equipes, com a finalidade de cada grupo construir uma maquete de cidade e identificar lugares como escola, hospital, restaurante, parques, cinema, entre outros, além de criar um nome e um portal de entrada e denominar cada rua. Para a realização desta atividade, foi permitido apenas o uso de materiais recicláveis.

De acordo com a Professora de Inglês, Alessandra Stuani, essa atividade proporcionou exercitar o idioma durante o desenvolvimento e explicação da maquete e objetivou, ainda, demonstrar a importância de reutilizar materiais recicláveis. “Da mesma forma que uma cidade miniatura foi construída através do que se tornaria lixo, muitas coisas em nossas vidas podem ser construídas com a utilização desse material.”, ressalta Stuani.

A Gestora do Colégio, Gislaine Moreira Nunes Baez, destaca a relevância das atividades em equipe para a formação humana. “A relação interpessoal, resulta em organização, respeito, interatividade e desinibição, que são algumas das características que buscamos desenvolver nos alunos através da prática da política pedagógica que, mais uma vez, conquistou o Prêmio Ibero-americano, que este ano ocorreu no México”.

Página 73 de 94