Últimas Notícias

09/03 - Variação Linguística vira peça teatral

Apesar de a Língua Portuguesa ser o idioma oficial de diversos países e da recente tentativa de unificação, promovida através do Novo Acordo Ortográfico, são encontradas muitas variações no idioma português. Isso se deve ao fato de que diversos fatores influenciam a forma com a qual os falantes se apropriam e utilizam a língua. Nesse sentido, pode-se dizer que possuímos uma unidade linguística compartilhada por todos os falantes e as variações linguísticas, originadas por fatores geográficos, sociais, históricos, além de aspectos relacionados à faixa etária, escolaridade e sexo dos falantes.

{gallery}2010,single=variacao_linguistica.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Com o intuito de promover a valorização da riqueza linguística do país e demonstrar a necessidade de adequar a linguagem utilizada às diferentes situações de uso da língua, o Colégio Trilíngue Inovação, através da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Liana Cristina Giachini, promoveu uma aula temática na qual os alunos puderam visualizar e vivenciar essas diferenças linguísticas.

A abordagem inicial se deu através da apresentação de vídeos com situações reais de comunicação, trechos de novelas, programas humorísticos e documentários que demonstram claramente as diferenças na linguagem utilizada pelos falantes do idioma nas diversas regiões brasileiras. Além disso, foi promovido um debate com o tema “preconceito linguístico”, que enfatizou a importância do conhecimento da língua padrão/norma culta sem conferir caráter pejorativo à observação das diferenças apresentadas.

Para fechar com chave de ouro, os alunos demonstraram os conhecimentos adquiridos através da apresentação de peças teatrais de autoria própria, com direito a figurinos e cenários nada convencionais e extremamente originais. Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “essa abordagem democrática da língua portuguesa evidencia a preocupação do Colégio Trilíngue Inovação na formação de cidadãos conscientes, capazes de utilizar com proficiência a norma culta do português e também de respeitar as diferenças culturais existentes num país cheio de contrastes como o Brasil”.

01/03 - Trilíngue realiza primeira reunião de pais do ano

Um ano letivo iniciando com muitas atividades e expectativas marcou a pauta da primeira reunião de pais no Colégio Trilíngue Inovação. Com o objetivo de atender adequadamente a todos, os encontros que ocorreram nos dias 23 e 24 de fevereiro nas dependências da Instituição, foram divididos em dois momentos. Esta necessidade ocorreu também devido ao aumento considerável no número de novas matrículas que exigiu um esclarecimento mais detalhado sobre o ano letivo e os objetivos da instituição.

Para firmar a idéia de que estes encontros são uma ótima oportunidade para iniciar uma parceria de um ano inteiro em torno do mesmo objetivo, que é levar crianças e adolescentes a aprender, os pais foram recepcionados pela Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, Diretor Pedagógico Ms. Rudinei Frese, Comitê Gestor de Pais e Corpo Docente Trilíngue. “Digo sempre às famílias que a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que o colégio organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. O objetivo é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno e motivar o diálogo constante com os profissionais que cuidam da educação do seu filho para que se sintam mais seguros”, ressalta Gislaine.

Neste encontro foi apresentada a proposta pedagógica do Colégio, o corpo docente e o currículo que o compõe, a iniciação à pesquisa científica, a divulgação dos meios de comunicação existentes entre o colégio e a família, o cardápio nutricional e o que se espera por parte dos responsáveis para atingir o objetivo educacional dos filhos.  

Na sequência foi possível a aproximação entre família e professores, seguida de um passeio pela estrutura física. Segundo a gestora, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. “Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores”.  Além disso, do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande, garante a Gestora.

23/02 - Trilíngue acolhe alunos com dinâmicas divertidas

{gallery}2010,single=volta_aulas.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

O primeiro dia de aula é sempre de fundamental importância para que imagens se consolidem entre os estudantes e permitam uma melhor performance de cada indivíduo que precisa estar integrado. Por esta razão, na tarde do dia 17 de fevereiro, que marcou o início do ano letivo de 2010, o corpo docente do Colégio Trilíngue Inovação recebeu a todos com dinâmicas divertidas que permitiram apresentar a escola aos alunos, aproximá-los dos colegas de classe e contribuir para que todos se sentissem acolhidos dentro do novo grupo.

“Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia, optamos por esquecer a velha tática de dar boa tarde, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. As dinâmicas foram organizadas de forma que desde o primeiro dia letivo os alunos tivessem contato com todos os professores e se localizassem nos ambientes do Colégio”, resume a gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez.

O coordenador pedagógico, Ms. Rudinei Frese, salienta que para que a motivação seja a tônica entre os estudantes durante todo o ano, as aulas, que representam pelo menos 90% do tempo gasto pelo aluno na escola, devem ser objeto de estudo, planejamento qualificado e realização primorosa por parte dos docentes. Por esta razão, os professores voltaram ao colégio três semanas antes do início das aulas a fim de discutir a interdisciplinaridade e ponderar sobre a prática pedagógica adotada buscando que permita, de fato, uma dimensão clara da efetividade e da qualidade de trabalho na educação.

Já o corpo docente do Trilíngue Inovação é consciente que os resultados colhidos ao longo do ano dependem muito da consistência da proposta pedagógica da escola, do envolvimento dos educadores e da persistência em buscar e atingir os objetivos propostos. Por isso, a equipe aposta no sucesso da proposta para 2010, que foi construída com seriedade, está embasada por critérios e diretrizes claras e conta com o apoio e a participação de todos os professores e funcionários.

Ms. Gislaine finaliza lembrando que “o sucesso na educação é decorrente de uma construção que acontece todos os dias no processo de ensino-aprendizagem e que exige paciência, determinação, objetivos criteriosamente definidos, incentivo a participação constante dos alunos, projetos instigantes que relacionem os temas trabalhados à realidade e a conhecimentos previamente adquiridos pelos estudantes tanto na escola quanto na vida extraescolar”.

26/01 - Equipe docente retoma as atividades

{gallery}2010,single=Equipe.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Uma programação descontraída marcou o dia 26 de janeiro, data em que a equipe docente do Colégio Trilíngue Inovação retornou das férias coletivas e deu início aos trabalhos de programação das atividades para o ano letivo de 2010. O encontro contou também com a apresentação dos novos professores selecionados para reforçar o time de educadores que se prepara agora para receber os veteranos e o grande número de alunos novos matriculados.

Renovados pelo período de descanso, os professores se mostraram entusiasmados nas tarefas que visam traçar as metas para o período. Segundo o Coordenador Pedagógico, Ms. Rudinei Frese, 2010 será um ano de muitas mudanças, melhoras no plano pedagógico e grandes novidades. “É preciso sempre manter acesa a esperança dos alunos que sonham com as descobertas que farão e que os levará, certamente, a uma vida melhor, na qual poderão transpor para fora da sala de aula todo saber adquirido”.

Por esta razão, o coordenador salienta que antes de acatar os princípios básicos que regem a educação, ditados pela Lei de Diretrizes e Bases, cumpre à equipe de professores fazer uma reflexão sobre as necessidades e expectativas dos alunos e encontrar formas de torná-las possíveis, mesmo que para isso seja preciso construir novas concepções do fazer pedagógico, mais condizentes com as necessidades.

A gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez acrescenta que o Trilíngue está preparando muitas surpresas para o decorrer de 2010, por isso as novidades aparecerão desde o primeiro dia de aula e irão se prolongar no restante do ano letivo. “Vivemos num mundo de rápidas e significativas mudanças, o que torna iminente a importância de fazer do ambiente escolar um mundo de novas descobertas e conquistas, mas acima de tudo, um mundo onde o princípio norteador é ser feliz”, avalia.

Aos alunos matriculados já estão disponíveis, na livraria do Colégio, o kit de materiais e, no site, o calendário escolar. Para quem ainda não conhece a Instituição, há profissionais de plantão preparados para atender e apresentar a estrutura física e pedagógica.

11/12 - Primeira formatura Trilíngue

A noite do Jantar Dançante do Natal Solidário foi marcada também por outro momento muito especial, a formatura da turma de 4ª série do ensino fundamental. Uma etapa concluída, mas também uma porta a mais que se abre para uma longa e fantástica caminhada pela vida, a formatura foi um momento de grandes emoções para os alunos.

Rostos vibrantes e ansiosos. Assim iniciou a noite de formatura da 4ª série do ensino fundamental do Trilíngue. Todos bem trajados, usando o capelo na cor verde, que identifica as séries iniciais. Uma comemoração a cada instante, conforme os nomes eram anunciados, principalmente quando a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez fazia a entrega simbólica de certificado.

Quando todos acreditavam que as surpresas haviam acabado, foi apresentado um vídeo com os melhores momentos das atividades realizadas pelo grupo no Colégio, posteriormente às mensagens proferidas pela Gestora, pela Dr. Leda Sandrin – Presidente do Comitê Gestor de Pais, pelo Professor Flavio Fernandes e pela Professora Liana Giachini. O Gran Finalle foi marcado pelas palavras do Coordenador Pedagógico Ms. Rudinei Frese e pela comemoração alegre dos alunos que venceram mais uma etapa.

Segundo a Gestora, “proporcionar este momento aos nossos alunos, gratifica e motiva a buscar cada vez mais a superação e a luta constante em todos os momentos da vida. Isso é um combustível para recomeçar no ano seguinte”.

Página 73 de 89