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03/11 - I Congresso de Iniciação Científica Trilíngue

O I Congresso de Iniciação Científica do Colégio Trilíngue Inovação, que será realizado nos dias 19 e 20 de novembro, é um marco definitivo para o amadurecimento do ensino dos alunos da educação básica na região e deve contribuir para uma reflexão crítica sobre as práticas curriculares realizadas e o aperfeiçoamento de novas técnicas e metodologias nessa modalidade de ensino. Com esta iniciativa inédita, a educação de Chapecó torna-se objeto de medidas absolutamente inovadoras e, seguramente, significativas.

A iniciativa pode ser entendida como um conjunto de atividades sistematizadas e voltadas a questões de aprendizagem de iniciação científica. Prova disso é que o evento foi motivado pelo resultado de trabalhos escolares encaminhados durante o ano letivo e que foram orientados por doutores, mestres e especialistas nos projetos interdisciplinares em três idiomas que os alunos do Trilíngue realizam a cada bimestre.

Durante o evento, que será realizado em dois dias, das 19 às 22h30, na sala um, do bloco dois da instituição, os pesquisadores poderão demonstrar a capacidade de comunicação e os conhecimentos sobre os temas pesquisados. Além de disseminar o conhecimento ao possibilitar o contato dos alunos com a pesquisa, o Congresso objetivou ainda incentivá-los ao ingresso na iniciação científica, preparando-os para o mundo acadêmico do ensino superior.

Os trabalhos inscritos foram entregues no formato Word, contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia e apresentados com auxílio de ferramentas tecnológicas, com um tempo total de 15 minutos para a defesa. A apresentação das pesquisas segue um padrão de projeto e relatório elaborados pelo colégio de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e de modelos de pesquisa do ensino superior. Após serem selecionadas e submetidas à apreciação de uma comissão julgadora as pesquisas serão publicados em anais de uma revista científica.

De acordo com a Gestora do Colégio, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “este projeto é mais um trabalho inédito que o Colégio está proporcionando aos alunos, preparando-os para a vida acadêmica e o contato com a pesquisa desde já”, afirma.

14/10 - Alunos do Ensino Médio fabricam um bafômetro

Uma aula interdisciplinar sobre conscientização no trânsito realizada com os alunos do ensino médio do Colégio Trilíngue Inovação gerou um momento de prazer, interação e aprendizado no mês de setembro. A aula foi promovida pelos professores André Costa, de Química, e Rogério dos Santos, de História, que abordaram a grande incidência de acidentes de trânsito provocada por motoristas embriagados e levaram os educandos a produzir um identificador de ingestão de bebida alcoólica, o bafômetro. Entre os aspectos abordados, destacaram-se ainda a punição ao condutor alcoolizado e quais as primeiras atitudes a serem tomadas em meio a um acidente.

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Considerando que no Brasil a maior causa de morte são os acidentes de trânsito, o professor de história levou fatos do cotidiano para a sala de aula, como documentários que mostram colisões fatais causadas devido à ingestão de bebidas alcoólicas, seguida de direção de automóvel.  Foram destacadas atitudes corretas para salvar a vida de pessoas envolvidas em acidentes e ressaltadas as punições previstas em lei para quem dirige alcoolizado.

Uma das principais recomendações passadas pelo professor Rogério, que também é bombeiro voluntário, é evitar mexer com as vítimas de acidentes e ligar imediatamente aos telefones de emergência como SAMU, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar, já que os socorristas destes órgãos são capacitados para pronto atendimento e podem removê-las sem aumentar os riscos de morte, diminuindo as sequelas, melhorando o prognóstico do acidentado, e diminuindo o tempo de internação.

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Depois de encerrada esta explanação, que gerou acalorada discussão, o professor de Química deu continuidade ao tema e mostrou na prática como funciona o bafômetro, um aparelho utilizado pela polícia para analisar se os condutores de veículos fizeram ingestão de álcool antes de dirigir. O docente explicou como funciona o aparelho e, com a ajuda dos alunos, montou um exemplar deste instrumento. “O objetivo era observar a ocorrência de uma reação de oxirredução, envolvendo material orgânico com a aplicação no cotidiano” ressaltou André.

Atividades com interdisciplinaridade e interatividade no processo de aprendizado são comuns no Trilíngue. Nesta aula, foi possível aprender atitudes básicas em caso de acidente e quais são os  componentes e reações para que o bafômetro detecte a embriaguez.

Segundo a Gestora, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “a política pedagógica do Colégio mostra resultados, uma vez que as aulas interdisciplinares, juntamente com a prática, geram o prazer em buscar o conhecimento”.

10/10 - Bar da poesia: um suave prazer

Para estimular o hábito da leitura e o prazer na busca pelo conhecimento, as professoras Mirian Borges e Liana Giachini da disciplina de Língua Portuguesa do Colégio Trilíngue Inovação desenvolveram o projeto Choveu Poesia no Colégio. Além de despertar nos alunos o gosto por este gênero textual e incentivar a criação poética, a iniciativa buscou promover a arte da declamação e criar no público o interesse pelas manifestações artísticas.

A tipologia foi trabalhada com os alunos de 4ª e 6ª série do ensino fundamental e a sala temática da língua materna foi transformada no “Bar da Poesia”. A inauguração deste ambiente lúdico aconteceu na tarde do dia 8 de setembro e recebeu o público servindo poemas como o prato principal. O ápice desse projeto ocorrerá no dia 24 de outubro, no dia da Família, onde os alunos declamarão poemas aos seus pais. Na abertura, depois de serem recepcionados os frequentadores recebiam o cardápio, faziam os pedidos e eram agraciados com declamações de obras dos mais variados escritores da literatura brasileira.

O Bar da Poesia será ampliado até o final de 2009 e consolidado durante os próximos anos letivos. O projeto pretende envolver os alunos da instituição numa abrangente teia de leitura com uma série de encontros, conversas, apresentações públicas e recitais através da organização de encontros com escritores, artistas e público em geral para a promoção de atividades de leitura em eventos culturais.

De acordo com as docentes, essa sequência de trabalhos vai encontrar novos caminhos para tornar o desafio da declamação permanente, saboroso, prazeroso e que incentiva a leitura de uma maneira transformadora. “A importância deste projeto reside em defender uma proposta capaz de atravessar as mais diversas faixas etárias e atingir diferentes sujeitos e grupos sociais, aumentando o contato familiar, as relações de afetividade e a tradição de sentar com as famílias para ler, criar rimas e declamar”, esclarecem.

A Gestora Gislaine Moreira Nunes Baez, salienta que trabalhos como estes são desenvolvidos permanentemente no Colégio e sua eficácia é constatada nos resultados atingidos que vão além das notas conquistadas em avaliações, mas se exibem no cotidiano da instituição que constantemente contempla manifestações de criatividade, desinibição, autoconfiança, aumenta a inteligência interpessoal e intrapessoal e a superação por parte dos alunos.

20/09 - Lixeira Viva incentiva o manejo responsável do lixo orgânico

Por meio de um método australiano, chamado de “Lixeira Viva”, os professores Ms. Eduardo Dutra, de Arte, e Silvana da Cunha, especialista no ensino da pesquisa em Ciências Naturais, desenvolveram com os alunos um projeto interdisciplinar para a construção de uma composteira. O plano é uma atividade em curso que incentiva o manejo responsável do lixo orgânico, através de sistemas de vermicompostagem, para transformá-lo em fertilizante. Segundo os docentes, a ideia é desenvolver em cada pessoa a responsabilidade pelo processamento do seu lixo orgânico, diminuir o impacto que os grandes aterros sanitários causam na natureza e ainda transformar algo extremamente ruim em matéria útil.

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A compostagem doméstica de matéria orgânica é um processo bastante simples, pois permite que ela se decomponha sozinha e se transforme em húmus ao separá-la. É através do armazenamento destes detritos, terra, minhocas e bacias retangulares furadas que um dos grandes males da vida urbana se transforma em adubo natural de excelente qualidade. O lixo não reutilizável é convertido em alimento rico e vitaminas para minhocas e as fezes dos anelídeos viram fertilizante para muitas plantas.

De acordo com a professora Silvana, que vem estimulando diferentes maneiras de consciência ecológica nos alunos, mais de 50% do que chamamos de lixo e que formará os chamados "lixões" é composto de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. “O lixo é caro, gasta energia, leva tempo para decompor e demanda muito espaço. Mas ele só continuará sendo um problema se não lhe dermos o tratamento adequado”, garante.

Para chegar neste nível de consciência, a docente ressalta que é necessário rever os valores que estão orientando o modelo de desenvolvimento e, antes de se falar em lixo, é preciso reciclar nosso modo de viver, produzir, consumir e descartar. “Qualquer iniciativa neste sentido deverá absorver, praticar e divulgar os conceitos complementares de redução, reutilização e reciclagem”, reforça. No Trilíngue o adubo será utilizado na horta escolar instalada no pátio do terceiro bloco e que é monitorada pelos próprios alunos. Após assimilarem a ideia, a proposta é ampliar a aplicação do projeto nas casas dos estudantes, da mesma forma que está sendo feita no colégio. Essa maneira de trabalhar é uma preocupação constante na Instituição. Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “com estas práticas, além de estarem cumprindo a política da instituição, que é a interdisciplinaridade no método de ensino, os docentes e alunos também estão exercitando a consciência ecológica e levando este aprendizado para suas vidas, o que reflete a educação integral”.

17/09 - Palestra sobre educação ecológica

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Preocupado em inserir os alunos em contextos sociais que dependem da ação coletiva da população, o Colégio Trilíngue Inovação trouxe integrantes da IGNIS - Planejamento e In-formação Ambiental para uma palestra que aconteceu no dia 10 de setembro com os alunos de 7ª e 8ª série e ensino médio. A Organização está elaborando uma lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas em Santa Catarina e explanou sobre as políticas ambientais desenvolvidas no estado e os problemas que a extinção das espécies ameaçadas podem ocasionar ao ecossistema.

A IGNIS é uma Organização não Governamental (ONG) formada por um grupo de profissionais que atua em instituições de ensino, pesquisa e gestão ambiental e, além da lista de espécies ameaçadas, está desenvolvendo um projeto de pesquisa e conscientização em escolas de educação básica. Focar nas práticas de desenvolvimento de uma educação ambiental e mostrar o contexto atual e local também está entre os objetivos do projeto.

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Durante a palestra, os alunos ficaram sabendo sobre o importante trabalho desenvolvido pela ONG. A Professora de Biologia e Ciências, em Blumenau, Rejane Holandina Reuter, e a assessora de comunicação e membro da equipe executiva do Projeto de Elaboração da Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção em Santa Catarina, Thatiana Sousa Sestrem, frisaram que as listas de espécies ameaçadas funcionam como uma ferramenta legal na preservação de espécies, pois constitui um instrumento de política ambiental. Estas listas, além de protegerem as espécies ameaçadas, possibilitam o estabelecimento de programas de proteção à biodiversidade e aos ecossistemas a que estão associadas. Desta forma, além de ser um mecanismo de combate ao tráfico e comércio ilegal de espécies, subsidia as ações de fiscalização e possibilita a utilização menos danosa do ambiente natural e dos recursos.

De acordo com Reuter, a biodiversidade não é somente essencial para manter funcionando o sistema da biosfera, mas também é importante por fornecer insumos básicos para a agricultura e para o homem, tais como fibras, materiais para abrigo e medicamentos e oferece suporte para a produção de alimentos através da polinização, da formação e fertilidade do solo, controle de pragas e doenças. Além disso, salientou que determinadas espécies desempenham papéis fundamentais nos ecossistemas e, ainda, que é preciso haver uma discussão do valor que elas representam e que o desaparecimento de uma espécie com papel fundamental pode conduzir ao desaparecimento de outra, criando um efeito cascata na perda da biodiversidade.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “é importante que os alunos ultrapassem as paredes da escola e tenham contato com a realidade. Além do mais, um projeto como este mostra que no cotidiano é necessário o domínio do processo da pesquisa científica, que é uma das ferramentas pedagógicas do plano de ensino da Instituição. “Sem o desenvolvimento da pesquisa não se teria conhecimento da existência de tal problema”, justifica Baez.

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