Últimas Notícias

08/09 - Semana da Pátria é Pedagógica no Trilíngue

As atividades de resgate histórico e cívico que envolvem o dia “Sete de Setembro” foram trabalhadas no Colégio Trilíngue Inovação sob a denominação “Projeto Semana da Pátria”. As aulas temáticas ocorreram entre os dias 01 a 06 de setembro e culminaram com o desfile cívico, no dia 07 de setembro, na Avenida Getúlio Vargas de Chapecó.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Neudeci Morais, entende-se que a comemoração da “Semana da Pátria” é indispensável nas escolas, pois proporciona ao professor a oportunidade de construir com a criança o conceito de Pátria. Além disso, desperta o sentimento de patriotismo, fazendo com que o aluno reflita sobre as atitudes de respeito aos símbolos do Brasil e buscando desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”.

O projeto foi realizado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as matérias, de acordo com as necessidades dos conteúdos. Nesse sentido, foram trabalhados diversos conhecimentos relacionados ao momento histórico, procurando trazer a reflexão acerca de direitos e deveres voltados ao patriotismo, no intuito de contribuir com a formação humana, favorecendo o relacionamento e a tomada de decisões.

A Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez salienta, ainda, que “a escola tem como finalidade básica educar para a vida e formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Baseado nesses princípios, este projeto tem como objetivo contribuir com a formação do caráter dos jovens de hoje”.

23/08 - Chapecó novamente como referência em educação mundial

O Colégio Trilíngue Inovação está passando pela última etapa de avaliação do Projeto Político Pedagógico da Instituição, no qual está concorrendo ao 7° Prêmio Ibero-americano de Excelência Educativa. As etapas anteriores ocorreram em Lima, no Peru e em São Paulo, aqui no Brasil. A final ocorre hoje e amanhã, 23 e 24 de agosto, no Distrito Federal, do México.

{gallery}2010,single=pre_ibero.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

O Consejo Iberoamericano en Honor a Calidad Educativa, que concede o Prêmio, é um organismo internacional, não governamental, ligado a UNESCO, constituído em 2001 por profissionais multidisciplinares de diversas nacionalidades, com a finalidade de impulsionar e desenvolver, através da troca dos atuais Sistemas Educativos Ibero-americanos por um modelo próprio, contemporâneo, formativo e integral.

Este ano está ocorrendo o 7° Prêmio Ibero-americano, no qual mais de 500 profissionais de 22 países foram avaliados com seus projetos de inovação e qualidade em educação. A Gestora do Colégio, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, submeteu o projeto político pedagógico, que possui como regra a formação integral e humana.

A torcida no Trilíngue é grande! Todos os alunos e docentes estão motivados. Baez afirmou que estava saindo de Chapecó na expectativa de mais esta conquista, e que na volta espera trazer mais um reconhecimento da formação humana e educacional. “Até o aniversário de Chapecó pelos seus 93 anos, já teremos o resultado dos projetos conquistados, e quem sabe será mais um prêmio para esta cidade que não para de crescer”.

20/08 - A Profissão de Meu Pai

Na semana do Dia dos Pais, os alunos do 1°, 2° e 3° ano assistiram a palestras em que alguns dos pais expuseram suas profissões e suas ferramentas de trabalho. O assunto foi abordado com linguagem clara e afetuosa, adequada ao entendimento das crianças, como uma conversa entre um pai e seu filho pequeno.

As palestras começaram na segunda-feira e terminaram na sexta-feira antecedente ao dia dos pais e tiveram como palestrantes: Elisardo do Prado Porto (engenheiro mecânico), Valdecir Filipi Chiella (empresário de alimentos), Paulo Cézar Cerutti (panificador), Jaime Antônio Miotto (advogado de tributos), Ricardo Urbancic (engenheiro agrônomo), Rogério de Souza Barcala (médico de família), Narciso Leandro Xavier Baez (juiz federal), Marcos André Marcom (empresário de alimentos) e Alessandro José Duarte Alves (bancário).

Com a realização deste trabalho, foi possível ressaltar a valorização da figura paterna e sua escolha profissional, além de sensibilizar pais, reafirmando a necessidade de seu papel masculino na formação da identidade das crianças, afirma a Professora Maria Renilde Feldeberg. Segundo a professora, este projeto procurou demonstrar aos pais a importância dos momentos de afetividade como instrumento de aprendizagem, troca de experiências e colaboração na educação dos filhos.

A Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez relata que a orientação para o futuro profissional passa pelas experiências vivenciadas e a descoberta das múltiplas inteligências. Assim, a contribuição da família para a vocação profissional é importante, independente da escolha do estudante.

10/08 - Bombeiro palestra sobre cuidados com água e fogo

O Soldado Carvalho, do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Chapecó ministrou uma palestra dinâmica na qual os alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental do Colégio Trilíngue Inovação receberam dicas de como ter cuidados e evitar acidentes com fogo e água. No Brasil as queimaduras estão entre os traumas mais graves e os afogamentos são um dos acidentes mais letais para crianças e adolescentes, sendo estes a segunda causa de morte e a oitava de hospitalização, na faixa etária de 1 a 14 anos.

O evento aconteceu no dia 5 de agosto e o assunto foi abordado lembrando aos alunos que a água é muito apreciada pelos adultos e crianças, principalmente no verão, período em que ocorre o maior número de acidentes causado na sua maioria pela falta de cuidados. Como em alguns casos os bombeiros não conseguem sucesso no salvamento, todos foram orientados a evitar tais problemas observando como e quando devem entrar em piscinas, rios e mares. De forma divertida ele citou o dito popular “água no umbigo, sinal de perigo”, que recentemente se transformou no slogan de uma das campanhas preventivas destes profissionais do socorro.

Considerando que a maioria dos afogamentos com os pequenos ocorre quando existe um descuido momentâneo na supervisão das crianças, o bombeiro salientou a necessidade do acompanhamento de um adulto e, no caso do acidente ocorrer, como devem ser utilizadas formas de salvamento, através de bóias, colete salva-vidas, garrafas pet, bola e corda.

Outra causa de ocorrências de acidentes muito frequentes são os incêndios e queimaduras. Carvalho comentou da importância das crianças manterem a distância do álcool e outras substâncias inflamáveis. Também sugeriu substituir o álcool líquido por gel ou sólido e ainda como se pode evitar os vazamentos de gás. Para representar o que pode acontecer, simulou uma pequena explosão dentro de uma casa de acrílico, que ocorre após ligar a energia elétrica em um ambiente com vazamento de gás.

De acordo com a Gestora do Trilíngue,  Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, este trabalho contribui para a formação humana. “É importante a preparação das crianças para lidar com possíveis acidentes e principalmente, educar para evitar estes problemas”, salientou.

06/08 - Intercambistas de seis países visitam colégio privado de Chapecó

Nove intercambistas de seis países diferentes e com realidades distintas visitaram o Colégio Trilíngue Inovação, no dia 2 de agosto e compartilharam com os alunos uma manhã rica em troca de aprendizados, através das aulas de conversação. Os visitantes, oriundos da Colômbia, Argentina, Peru, Hungria, Polônia e Turquia participam do Projeto Despertar, desenvolvido numa parceria entre a Unochapecó, Prefeitura Municipal de Chapecó e Aiesec, uma organização mundial de estudantes criada especialmente para fomentar a atuação nas escolas. O objetivo é promover a integração entre os alunos e levá-los a socializar experiências.

A visita ao colégio, além de trazer aos adolescentes o contato com realidades diferentes também objetiva mostrar que, com estudo e dedicação, outras possibilidades também estão ao alcance desta faixa etária. Os visitantes falaram sobre a vida na universidade, os projetos desenvolvidos nela e trouxeram temas sobre empreendedorismo, liderança, responsabilidade social, carreira e assuntos globais/globalização. Com o objetivo de estimular nos alunos o interesse por temas atuais e fazê-los "despertar" para essa realidade, também trouxeram elementos da cultura de cada país.

A conversação foi realizada somente em inglês e espanhol, com turmas de 5ª série do ensino fundamental ao 2° ano do ensino médio. Os intercambistas também comentaram que a visita ao Colégio não estava programada, mas ao chegarem a Chapecó e constatarem a existência de uma proposta diferente de ensino, sentiram-se atraídos a conhecer e testar a eficiência da instituição no ensino dos idiomas.

De acordo com a professora de espanhol, Diana Patiño, “a visita foi de grande valia, pois trouxe a prática do idioma com nativos de países onde predomina a língua castelhana. A Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, lembra que “exercitar o idioma através do contato com nativos da língua faz parte da formação do aluno para se tornar fluente e, por isso, além destes encontros o Trilíngue realiza viagens de intercâmbio duas vezes ao ano promovendo a prática por meio de conversações informais”.

Página 74 de 94