Últimas Notícias

05/08 - Provão Bimestral do Trilíngue é semelhante ao ENEM

O Provão Bimestral realizado pelos alunos do Colégio Trilíngue Inovação no dia 3 de julho deste ano passou por pequenos ajustes e já se encontra dentro dos moldes do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As questões de múltipla escolha, desta vez, foram dispostas de acordo com as várias áreas do conhecimento em que se organizam as atividades pedagógicas da escolaridade básica no Brasil. Outra novidade é a redação para alunos de 5ª série do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio.

{gallery}2009,single=provao_bim.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

No novo modelo, o provão continua sendo composto por perguntas objetivas. A diferença é que agora foi estruturado em habilidades, incentivando o raciocínio e trazendo questões que medem o conhecimento dos alunos por meio de enfoque interdisciplinar. As disciplinas ficaram distribuídas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. No terceiro bimestre serão feitas novas alterações. A prova vai manter estas características, mas agregará questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento e não a mera memorização de informações.

Para apresentar a redação, os alunos foram orientados a construir um texto em prosa, do tipo dissertativo argumentativo, a partir de um tema pré-definido para cada série e abordando um tema social, científico, cultural ou político. Tanto as questões objetivas quanto a redação destinam-se a avaliar as competências e habilidades que o colégio desenvolve nos alunos através da interdisciplinaridade, aplicada entre os conhecimentos ministrados em sala de aula.

O teste é aplicado a todos os alunos da Instituição para que adquiram prática em realizar exames aos quais futuramente serão submetidos ao prestar concursos públicos ou para ingressar nas universidades.  Além disso, o Colégio pretende melhorar a colocação de Chapecó no ENEM, que em 2008 apontou apenas algumas cidades litorâneas como destaque no estado de Santa Catarina.

O colégio que obteve o melhor resultado em Chapecó, com média total final de 65,82, ficou na posição 637, ou seja, atrás de Estados como Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Piauí, Sergipe, entre outros, onde o índice de alfabetização é bem inferior ao de Santa Catarina. Por outro lado, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goiânia e São Paulo alcançaram médias que vão de 75,97 a 80,58, colocando em evidência a distância que existe entre o preparo técnico dos jovens de Chapecó e os que realizam seus estudos nos grandes centros.

Conforme o Coordenador Pedagógico, Rudinei Frese, “a formatação do ENEM e as exigências do exame vêm ao encontro dos objetivos do colégio, que almeja eliminar de vez a simples memorização, fazendo com que os alunos relacionem os conhecimentos adquiridos em sala, aplicando-os no cotidiano”. Segundo a Gestora Ms. Gislaine Baez, “essa adequação ao ENEM já era uma prioridade inicial, pois a política do Trilíngue é sempre andar de acordo com a evolução e as necessidades do mundo”, assinala.

04/08 - Colônia de Férias Trilíngue

A diversão tomou conta do Inovação no período de 13 a 17 de julho. A 2ª edição da Colônia de Férias do Colégio foi planejada com atividades diversificadas e inovadoras e as crianças e adolescentes, que apesar do frio, transpiram energia no inverno, experimentaram agradáveis dias de lazer.  Como no ano anterior, a noite de acampamento com churrasco, realizada no último dia, foi disputada. Os que resistiram passaram a madrugada brincando e quando a turma do cinema acordou, todos desfrutaram um delicioso café da manhã.

Os participantes foram divididos em quatro grupos distintos: Baby Trilíngue, Clubinho Trilíngue, Trilíngue Kids e Trilíngue Radical. Todos puderam vivenciar uma gama variada de atividades selecionadas de acordo com o perfil de cada faixa etária. Além das competições esportivas, que buscam potencializar a capacidade motora, a livre iniciativa foi incentivada através de atividades lúdico-recreativas, leitura e contação de histórias, expressão plástica e musical.

O muro de escalada foi o esporte radical de sucesso, mas neste ano a colônia trouxe como novidade o touro mecânico, um brinquedo disputado, que divertiu a garotada.

Ainda, entre as atividades que mais se destacaram no evento estão a cama elástica, o futebol de mão, a lan house, a oficina de artes, o ping pong, o cineação e os torneios. Para garantir total segurança, além dos 32 professores e do Comitê Gestor de Pais, um socorrista do corpo de bombeiros permaneceu no colégio durante todo o período em que o evento foi realizado.

A Colônia de Férias Trilíngue foi criada com a intenção de gerar diversão saudável a crianças e adolescentes no período do recesso escolar, despertando a capacidade de superação, interação e convívio social, mas esta foi, sem dúvida, uma oportunidade para que os alunos fortalecessem os laços afetivos e reativassem as energias para começar o segundo semestre com todo o empenho.

31/07 - Volta às aulas em ritmo de alegria

No primeiro dia de retorno às aulas, os alunos do Colégio Trilíngue Inovação tiveram uma noção de como será a tarefa de aprender no semestre que está iniciando. A recepção foi calorosa, cheia de cores e regada de brincadeiras, uma programação na qual as crianças e adolescentes foram presenteados com um combustível que adoram: a diversão.

{gallery}2009,single=volta.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Após serem recebidos, os alunos foram encaminhados às salas de aula onde os professores utilizaram recursos lúdicos e compartilharam conhecimentos de forma criativa. Depois do intervalo todos foram convidados a conhecer uma exposição de trabalhos desenvolvidos nas aulas de português e inglês e assistiram a um vídeo produzido na oficina de criação, do Professor de Arte, Ms. Eduardo Dutra. O vídeo mostrou a história do artista plástico Pollock, contada através de personagem feito com massa de modelar.

Na oportunidade também foram homenageados os vencedores do Prêmio Recriar, uma iniciativa da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que na etapa final deste ano premiou Júlia de Oliveira, da 5ª e Leonardo Ciarini, da 6ª série em segundo e terceiro lugar na categoria brinquedo recreativo. Na etapa municipal, os mesmos alunos conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente.

Durante a recepção foram anunciadas as novas aquisições do colégio: a cama elástica e a mesa de ping-pong que estarão à disposição da comunidade escolar para as atividades de lazer. Em seguida, as boas vindas foram formalizadas através de jogos, torneios e atividades diversas.

A Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez recepcionou a todos carinhosamente na cerimônia de abertura e apresentou os novos alunos que foram inseridos no ambiente escolar de forma divertida. Para finalizar, mencionou os eventos “Brincando com seu filho”, programado para o dia dos pais, o Baile de Gala, o Dia das Crianças, a Viagem de Imersão em Inglês e o Hallowen, todos previstos para o segundo semestre.

É neste ambiente lúdico e acolhedor que a equipe docente do Inovação oferece a todos a oportunidade de explorar os aspectos científicos, afetivos e criativos, descobrindo muitas vezes habilidades que nem mesmo as crianças e adolescentes sabem que possuem. Através desta proposta de educação integral pretende-se desenvolver pessoas felizes e preparar cidadãos dinâmicos que possam contribuir futuramente para que a sociedade cresça de maneira sustentável e organizada.

28/07 - Trilíngue ganha “Prêmio Recriar”

Os trabalhos “Jogo das Cores” e “Pinbal”, desenvolvidos a partir de objetos recicláveis pelos alunos Julia de Oliveira, da 5ª série e Leonardo Ciarini, da 6ª serie do Colégio Trilíngue Inovação, após serem classificados em primeiro e segundo lugar na etapa municipal, na categoria brinquedo recreativo, ganharam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, na etapa final do Prêmio Recriar. Para marcar a conquista, Júlia recebeu um micro system e Leonardo um aparelho MP4.

{gallery}2009,single=premio_recriar.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

A iniciativa, que busca fomentar a criação entre estudantes do estado de Santa Catarina é da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).  A exposição, referente à última fase do Prêmio, aconteceu nos dias 21 e 22 de julho, no Clube Recreativo Cultural em Xaxim, onde também foi feita a cerimônia de premiação. Em todas as etapas as criações foram julgadas por profissionais das áreas de educação artística e educação física.

Como forma de estimular a criatividade e contextualizar o reaproveitamento, o Colégio Trilíngue Inovação incentivou os alunos a criarem brinquedos com restos de objetos recicláveis. A atividade pedagógica foi desenvolvida durante as aulas de arte, oportunidade em que as turmas dos ensinos fundamental e médio mostraram como o material descartado diariamente pode ser reaproveitado e ganhar uma nova vida. Inicialmente, as obras produzidas foram analisadas dentro do Colégio por uma comissão de professores, que examinou os critérios propostos no edital do concurso e selecionou 25 delas para participar do concurso.

Estimular o perfil criativo de forma lúdica é uma política pedagógica do Colégio Trilíngue Inovação. Por isso, a Gestora da instituição é uma das incentivadoras desse tipo de processo de aprendizagem.  Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez destaca que “transformar material reciclável em produtos reutilizáveis é uma ação de grande importância para que o meio ambiente possa ser preservado e a população viva em harmonia com a natureza.”

As notícias deste concurso escolar de criatividade no lazer estão no site www3.sol.sc.gov.br/fesporte. A final regional também premiou os criadores das obras classificadas em primeiro lugar de cada categoria com um computador.

20/07 - Você sabe o que o seu filho está fazendo?

O Colégio Trilíngue Inovação trabalha há mais de um ano para que os pais, ainda que muito ocupados com a rotina da vida profissional, possam acompanhar o desempenho escolar dos filhos. Para facilitar esta comunicação e permitir o acesso rápido às informações, sem que precisem se deslocar do trabalho, estão sendo utilizadas as mais modernas ferramentas da tecnologia.

Com base na análise de que o excesso de compromissos a serem administrados muitas vezes comprometem a atenção que os pais desejam e precisam dedicar aos filhos, o Colégio Trilíngue Inovação adotou a política pedagógica de mantê-los informados de todas as atividades realizadas dentro do colégio, bem como aquelas que são encaminhadas como tarefa extraescolar. O software da Instituição realiza envios de e-mails diariamente. Neles, constam notas de atividades e provas, afastamento do aluno de sala de aula ou do Colégio, comportamento diário, desempenho em atividades, horários de monitorias, conselho de classe, entre outros apontamentos importantes.

{gallery}2009,single=site.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Embora seja uma novidade para o cotidiano regional, esta metodologia tem gerado resultados positivos. De um lado, os pais estão diariamente envolvidos e informados sem precisarem se deslocar do ambiente de trabalho. De outro, os alunos são estimulados a manterem o foco nos estudos e ficarem distantes de atividades que possam prejudicar o desempenho escolar.

Estudiosos do comportamento humano analisam que o crescimento industrial e comercial exige o aumento da dedicação das famílias ao trabalho. Ocorre que o desenvolvimento econômico muitas vezes acontece em detrimento das relações familiares e acaba contribuindo com o aumento da criminalidade. A ausência dos pais pode deixar o caminho aberto para a evasão escolar, o que pode levar ao uso de drogas e o contato com pessoas de má índole.

Manter os pais informados e ativos é, portanto, um compromisso da instituição, que parte do princípio de que a boa formação de um filho é um projeto de vida para o qual é fundamental dispensar constante atenção. Esse planejamento pedagógico faz com que o resultado do aprendizado seja maior, uma vez que a instituição e as famílias trabalham juntas, focando numa completa educação que prepara os alunos para desempenharem um trabalho no mundo com maior apoio e segurança. Além do mais, o Colégio demonstra, na prática, a importância da inserção tecnológica para andar na velocidade do mundo, adotando o conhecimento da tecnologia como uma formação básica para a sociedade contemporânea.

As reuniões permanentes do Comitê Gestor de Pais também contribuem para melhorar a metodologia adotada pela instituição para o repasse das informações. Segundo a Gestora Ms. Gislaine Baez, “para que o colégio atinja os objetivos e os alunos alcancem o nível de formação desejada, a participação dos pais é importante. Por esta razão, o software do Colégio foi totalmente desenvolvido para contemplar a necessidade dos pais”.

Página 76 de 88