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17/09 - Palestra sobre educação ecológica

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Preocupado em inserir os alunos em contextos sociais que dependem da ação coletiva da população, o Colégio Trilíngue Inovação trouxe integrantes da IGNIS - Planejamento e In-formação Ambiental para uma palestra que aconteceu no dia 10 de setembro com os alunos de 7ª e 8ª série e ensino médio. A Organização está elaborando uma lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas em Santa Catarina e explanou sobre as políticas ambientais desenvolvidas no estado e os problemas que a extinção das espécies ameaçadas podem ocasionar ao ecossistema.

A IGNIS é uma Organização não Governamental (ONG) formada por um grupo de profissionais que atua em instituições de ensino, pesquisa e gestão ambiental e, além da lista de espécies ameaçadas, está desenvolvendo um projeto de pesquisa e conscientização em escolas de educação básica. Focar nas práticas de desenvolvimento de uma educação ambiental e mostrar o contexto atual e local também está entre os objetivos do projeto.

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Durante a palestra, os alunos ficaram sabendo sobre o importante trabalho desenvolvido pela ONG. A Professora de Biologia e Ciências, em Blumenau, Rejane Holandina Reuter, e a assessora de comunicação e membro da equipe executiva do Projeto de Elaboração da Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção em Santa Catarina, Thatiana Sousa Sestrem, frisaram que as listas de espécies ameaçadas funcionam como uma ferramenta legal na preservação de espécies, pois constitui um instrumento de política ambiental. Estas listas, além de protegerem as espécies ameaçadas, possibilitam o estabelecimento de programas de proteção à biodiversidade e aos ecossistemas a que estão associadas. Desta forma, além de ser um mecanismo de combate ao tráfico e comércio ilegal de espécies, subsidia as ações de fiscalização e possibilita a utilização menos danosa do ambiente natural e dos recursos.

De acordo com Reuter, a biodiversidade não é somente essencial para manter funcionando o sistema da biosfera, mas também é importante por fornecer insumos básicos para a agricultura e para o homem, tais como fibras, materiais para abrigo e medicamentos e oferece suporte para a produção de alimentos através da polinização, da formação e fertilidade do solo, controle de pragas e doenças. Além disso, salientou que determinadas espécies desempenham papéis fundamentais nos ecossistemas e, ainda, que é preciso haver uma discussão do valor que elas representam e que o desaparecimento de uma espécie com papel fundamental pode conduzir ao desaparecimento de outra, criando um efeito cascata na perda da biodiversidade.

Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “é importante que os alunos ultrapassem as paredes da escola e tenham contato com a realidade. Além do mais, um projeto como este mostra que no cotidiano é necessário o domínio do processo da pesquisa científica, que é uma das ferramentas pedagógicas do plano de ensino da Instituição. “Sem o desenvolvimento da pesquisa não se teria conhecimento da existência de tal problema”, justifica Baez.

17/09 - Civismo como assunto pedagógico

Nem mesmo a chuva atrapalhou o espírito de cidadania que envolveu os alunos do Colégio Trilíngue Inovação no desfile do dia sete de setembro em homenagem à pátria. Com mais de 90% dos estudantes presentes, o Colégio entrou na Avenida Getúlio Vargas por volta das 9h30min, tendo como sequência o ensino médio, a educação infantil, o ensino fundamental, as escolinhas de basquete, futsal, ballet, taekwondo e o comitê gestor de pais.

Na semana que antecedeu o desfile os alunos foram envolvidos em atos cívicos que se transformaram numa importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando formar o conceito de patriotismo, incentivar o amor à terra e atitudes de respeito aos símbolos do Brasil. As atividades também foram desenvolvidas com o objetivo de despertar o sentimento de ser patriota e desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “sete de setembro”.

Através de recursos de áudio e vídeo e formação integral, os professores trabalharam a semana de comemoração da pátria de forma lúdica, resgatando o fato histórico e trazendo para o presente o ato de Independência do Brasil e o processo que culminou com a emancipação política do país do reino de Portugal no início do século XIX. Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “o amor à pátria e o ato civil são valores que devem ser cultivados na época de educação escolar, uma vez que os alunos adquirem, ao mesmo tempo, o aprendizado do fato histórico, de modo interativo, e o exercício da cidadania, contribuindo na formação humana”.

Desfile 7 de Setembro 2009

15/09 - A alimentação saudável se inicia na infância.

Uma aula prática, divertida e saborosa buscou desenvolver o gosto por alimentos nutritivos e criar hábitos saudáveis de alimentação na rotina dos alunos pré-escolares do Colégio Trilingue Inovação. Para introduzir o assunto, as professoras solicitaram aos alunos que trouxessem frutas de sua preferência, para que em sala de aula, aprendessem a fazer uma salada de frutas. Além de degustarem um alimento saudável, os pequenos gourmets se divertiram muito.

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As professoras do Pré I e Pré II, Marinês Theodoro Smaniotto, Sandra de Fatima Ferreira e Daniella Scatolin asseguram que com esta atividade prática em que as combinações, além de saborosas ficaram lindamente coloridas, foi possível explicar de forma lúdica os benefícios da alimentação saudável.

Na fase dos dois aos seis anos de idade, as crianças estabelecem o primeiro contato com refeições fora de casa, através da escola. É neste período também que a criança começa a estabelecer suas preferências e é desse ponto que parte a responsabilidade em incentivar bons hábitos alimentares que poderão perpetuar-se por toda a vida do indivíduo.

De acordo com as professoras, fazer com que as próprias crianças deem preferência a alimentos saudáveis deve ser um exercício contínuo de pais e educadores, para que futuramente venham se tornar adultos com hábitos alimentares saudáveis. Sendo assim, as refeições e lanches além de serem balanceados devem ser servidos num ambiente de descontração, já que nessa fase as crianças necessitam de muita energia para crescer, brincar e estudar. Segundo a Professora Daniella, “ver uma criança da mesma faixa etária experimentando alimentos diferentes, estimula outros a quererem provar também, coisa que quando estão sozinhos em casa muitas vezes não se consegue”.

É importante a preocupação de uma instituição em auxiliar os pais nos hábitos dos filhos. Segundo a Gestora, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “como as crianças passam a maior parte do tempo no Colégio, é imperativo intervir na educação alimentar. Além do mais, a maioria dos pais passam o dia trabalhando, sem poder vigiar os hábitos dos filhos, por isso a escola deve ser uma aliada neste monitoramento”, avalia.

28/08 - Projeto “Adote um Estudante” mais forte em 2009

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da situação social na cidade de Chapecó, o Colégio Trilíngue Inovação criou, em 2008, o projeto “Adote um Estudante”. Em 2009 o sistema é retomado com o desejo de atingir um âmbito ainda maior. Através dele, crianças de famílias com necessidades financeiras que têm talento para os estudos e jovens que buscam crescimento, mas encontram barreiras impostas pelo meio social, são inseridos na instituição e recebem ensino de qualidade. 

A educação de um país gira em torno do que a coletividade busca. Pensando nisso, a Associação de Pais e Mestres Inovação, entidade beneficente de assistência social, juntamente com o apoio técnico-científico do Colégio Trilíngue Inovação, criou o projeto “Adote Um Estudante”. Por meio do custeio dos estudos, alunos da rede pública, com renda familiar de até três salários mínimos são inseridos no colégio. Essa oportunidade aumenta as chances de encaminhá-los mais tarde para o ensino superior e para o mercado de trabalho. 

A iniciativa, que visa reduzir os níveis de desigualdade social, miséria e pobreza na região de Chapecó, conta hoje com o apoio de empresas e pessoas físicas que colaboram para a melhoria da qualidade de vida desses estudantes. Atualmente, 12 alunos são beneficiados com o auxílio e vêm se destacando com excelente desempenho educacional.

Conforme a Gestora do Colégio, Ms. Gislaine Baez, “o investimento na educação é algo muito maior do que apenas uma aposta em boas perspectivas, porque a certeza de que os objetivos se concretizam a partir do esforço contínuo é fato”. Para comprovar este argumento, o Colégio Trilíngue Inovação tem os resultados do provão realizados desde o ano passado até o presente momento, onde a maioria dos alunos que participam do projeto possui notas que ultrapassam a meta exigida pela escola, conquistando muitas vezes a nota dez.

Ciclo vicioso de exclusão

Por tudo isso, a Presidente da Associação de Pais e Mestres, Leda Sandrin garante que os esforços para manter e ampliar o projeto continuam. “Queremos ter um número maior de alunos que antes não recebiam um ensino promissor, estudando e aumentando o desempenho educacional, assim como desejamos vê-los, futuramente, colocados no mercado de trabalho.” Apoiado nos resultados obtidos, o Colégio Trilíngue Inovação busca mais parceiros, que contribuam para melhorar a qualidade de ensino de muitos jovens. “Afinal, hoje podem estar adotando um estudante e amanhã poderão contratar um profissional qualificado para suas empresas”, afirma Leda.

O processo para inclusão consiste numa visita de profissionais da educação à rede pública que realizam testes e selecionam alunos que possuem talento para os estudos. O bairro eleito para o cadastramento das famílias de baixa renda foi o Santo Antônio, pelo fato de ser o mais próximo do Colégio, e por facilitar a locomoção dos alunos. Nele, 168 famílias se inscreveram no projeto. Dessas, 12 alunos foram selecionados através do processo seletivo, onde se levaram em conta os seguintes quesitos: renda familiar, estrutura e dinâmica familiar, avaliação pedagógica e emocional do aluno. Depois de comprovados os dados, o aluno com melhor desempenho e com mais baixa renda, é selecionado. Para manutenção da matrícula os pais devem acompanhar as tarefas em casa e comparecer ao Colégio, sempre que solicitados. O não cumprimento do regulamento acarreta a perda imediata da bolsa.

As pessoas físicas e empresas que tiverem interesse em abraçar essa causa, podem entrar em contato com o Colégio pelo fone (49) 3322-4422 ou se dirigir à Instituição no seguinte endereço: Rua Mato Grosso, 420E – Bairro Jardim Itália, em Chapecó.

14/08 - Colégio Trilíngue Inovação inicia aulas virtuais para prevenir a Gripe A

Suspensão das aulas presenciais, no período de 14 a 23 de agosto de 2009, e início das aulas virtuais, na forma do § 4º, do art. 23, da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

O Colégio Trilíngue Inovação, após reunião extraordinária referente à orientação da prefeitura de Chapecó para a suspensão das atividades escolares no período de 13 a 23 de agosto, veiculada pelo decreto municipal número 21.157, em virtude da pandemia de gripe A (H1N1), realizada no dia 13 de agosto de 2009, às 19 horas, em que estiveram presentes a Associação de Pais e Mestres Inovação, Comitê Gestor de Pais, Dirigentes do Colégio e pais da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio, decidiu pela suspensão das aulas presencias e dar início às aulas virtuais.

Como funcionarão as aulas virtuais?

Os professores enviam, até ao meio dia de cada dia, um conjunto de atividades correspondentes às matérias daquele dia, por meio da Plataforma Interativa na Internet, desenvolvida pelo grupo de programadores do próprio Colégio, dentro da qual os alunos receberão orientações e atividades a serem desenvolvidas ao longo de toda a tarde. Os alunos têm que enviar as atividades até as 19h.

Além desta decisão democrática, que não trará prejuízos pedagógicos para seus alunos, já que dispõe deste recurso, aproveita para orientar que a comunidade escolar mantenha os ambientes ventilados, correta higienização das mãos. Ao lavar as mãos, deve-se proceder a limpeza bem detalhada com sabão ou álcool em gel, em todos os cantos das mãos. Também, em caso de gripe ou coriza, usar lenços descartáveis é uma ótima prevenção da transmissão do vírus para proteção durante ato de espirro ou tosse. Para mais informações, assista aos vídeos explicativos no site www.anvisa.gov.br

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