Últimas Notícias

19/03 - Personagens infantis levam informática às crianças

{gallery}2010,single=person1.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Sabe-se que, para as crianças, a primeira aula de Informática deve ser um pouco distinta, pois o contato inicial com o equipamento é dificultoso e, em se tratando de crianças de dois a seis anos, o assunto fica ainda mais delicado. Entretanto, no Colégio Trilíngue Inovação, aula de informática para crianças é sinônimo de diversão e aprendizado.

No último dia 03 de março, as Professoras de Informática Ana Paula Chenet e Gisieli Fernandes realizaram uma aula com a cara do Colégio - inovador e lúdico. Através de uma aula temática, as docentes atraíram a atenção de alunos do maternal, pré I, pré II e 1° ano para a introdução à informática e os primeiros contatos com a máquina.

Trajadas de Princesa e Pucca, as educadoras divertiram a criançada com uma canção que ensina os cuidados necessários para a manutenção de um microcomputador e um notebook. Além disso, inseriram jogos educativos através de cd-rooms, para que eles aprendessem se divertindo. Segundo a Professora Ana Paula, “O ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes atrativos que servem como estímulo para o desenvolvimento da criança”.

{gallery}2010,single=person2.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Por acreditar que jogos educativos contribuem com o aprendizado da informática, o Trilíngue, através de vários profissionais capacitados, avalia a adequação dos jogos à faixa etária e aos interesses dos alunos, priorizando aqueles que mais contribuem com o desenvolvimento da criança. A Gestora, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, salienta que “quando se estuda a possibilidade da utilização de um jogo computadorizado dentro de um processo de ensino e aprendizagem, deve-se considerar não apenas o seu conteúdo, mas também a maneira como ele o apresenta, direcionando a escolha do recurso à faixa etária do público-alvo.

É importante considerar, ainda, os objetivos indiretos que o jogo pode alcançar, como o desenvolvimento de memória visual, auditiva e sinestésica; orientação temporal e espacial, em duas e três dimensões; coordenação motora visomanual, ampla e fina; percepção auditiva, percepção visual em relação a tamanho, cor, detalhes, forma, posição, lateralidade e complementação; raciocínio lógico-matemático, expressão linguística oral e escrita,  além de habilidades de planejamento e organização.

Atividades como essa evidenciam a preocupação do Colégio Trilíngue Inovação com a construção de um ambiente rico e atrativo no qual o aluno tem prazer em aprender, sentindo-se parte do processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, desenvolvendo todas as suas potencialidades.

09/03 - Variação Linguística vira peça teatral

Apesar de a Língua Portuguesa ser o idioma oficial de diversos países e da recente tentativa de unificação, promovida através do Novo Acordo Ortográfico, são encontradas muitas variações no idioma português. Isso se deve ao fato de que diversos fatores influenciam a forma com a qual os falantes se apropriam e utilizam a língua. Nesse sentido, pode-se dizer que possuímos uma unidade linguística compartilhada por todos os falantes e as variações linguísticas, originadas por fatores geográficos, sociais, históricos, além de aspectos relacionados à faixa etária, escolaridade e sexo dos falantes.

{gallery}2010,single=variacao_linguistica.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Com o intuito de promover a valorização da riqueza linguística do país e demonstrar a necessidade de adequar a linguagem utilizada às diferentes situações de uso da língua, o Colégio Trilíngue Inovação, através da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Liana Cristina Giachini, promoveu uma aula temática na qual os alunos puderam visualizar e vivenciar essas diferenças linguísticas.

A abordagem inicial se deu através da apresentação de vídeos com situações reais de comunicação, trechos de novelas, programas humorísticos e documentários que demonstram claramente as diferenças na linguagem utilizada pelos falantes do idioma nas diversas regiões brasileiras. Além disso, foi promovido um debate com o tema “preconceito linguístico”, que enfatizou a importância do conhecimento da língua padrão/norma culta sem conferir caráter pejorativo à observação das diferenças apresentadas.

Para fechar com chave de ouro, os alunos demonstraram os conhecimentos adquiridos através da apresentação de peças teatrais de autoria própria, com direito a figurinos e cenários nada convencionais e extremamente originais. Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “essa abordagem democrática da língua portuguesa evidencia a preocupação do Colégio Trilíngue Inovação na formação de cidadãos conscientes, capazes de utilizar com proficiência a norma culta do português e também de respeitar as diferenças culturais existentes num país cheio de contrastes como o Brasil”.

01/03 - Trilíngue realiza primeira reunião de pais do ano

Um ano letivo iniciando com muitas atividades e expectativas marcou a pauta da primeira reunião de pais no Colégio Trilíngue Inovação. Com o objetivo de atender adequadamente a todos, os encontros que ocorreram nos dias 23 e 24 de fevereiro nas dependências da Instituição, foram divididos em dois momentos. Esta necessidade ocorreu também devido ao aumento considerável no número de novas matrículas que exigiu um esclarecimento mais detalhado sobre o ano letivo e os objetivos da instituição.

Para firmar a idéia de que estes encontros são uma ótima oportunidade para iniciar uma parceria de um ano inteiro em torno do mesmo objetivo, que é levar crianças e adolescentes a aprender, os pais foram recepcionados pela Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, Diretor Pedagógico Ms. Rudinei Frese, Comitê Gestor de Pais e Corpo Docente Trilíngue. “Digo sempre às famílias que a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que o colégio organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. O objetivo é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno e motivar o diálogo constante com os profissionais que cuidam da educação do seu filho para que se sintam mais seguros”, ressalta Gislaine.

Neste encontro foi apresentada a proposta pedagógica do Colégio, o corpo docente e o currículo que o compõe, a iniciação à pesquisa científica, a divulgação dos meios de comunicação existentes entre o colégio e a família, o cardápio nutricional e o que se espera por parte dos responsáveis para atingir o objetivo educacional dos filhos.  

Na sequência foi possível a aproximação entre família e professores, seguida de um passeio pela estrutura física. Segundo a gestora, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. “Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores”.  Além disso, do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande, garante a Gestora.

23/02 - Trilíngue acolhe alunos com dinâmicas divertidas

{gallery}2010,single=volta_aulas.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

O primeiro dia de aula é sempre de fundamental importância para que imagens se consolidem entre os estudantes e permitam uma melhor performance de cada indivíduo que precisa estar integrado. Por esta razão, na tarde do dia 17 de fevereiro, que marcou o início do ano letivo de 2010, o corpo docente do Colégio Trilíngue Inovação recebeu a todos com dinâmicas divertidas que permitiram apresentar a escola aos alunos, aproximá-los dos colegas de classe e contribuir para que todos se sentissem acolhidos dentro do novo grupo.

“Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia, optamos por esquecer a velha tática de dar boa tarde, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. As dinâmicas foram organizadas de forma que desde o primeiro dia letivo os alunos tivessem contato com todos os professores e se localizassem nos ambientes do Colégio”, resume a gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez.

O coordenador pedagógico, Ms. Rudinei Frese, salienta que para que a motivação seja a tônica entre os estudantes durante todo o ano, as aulas, que representam pelo menos 90% do tempo gasto pelo aluno na escola, devem ser objeto de estudo, planejamento qualificado e realização primorosa por parte dos docentes. Por esta razão, os professores voltaram ao colégio três semanas antes do início das aulas a fim de discutir a interdisciplinaridade e ponderar sobre a prática pedagógica adotada buscando que permita, de fato, uma dimensão clara da efetividade e da qualidade de trabalho na educação.

Já o corpo docente do Trilíngue Inovação é consciente que os resultados colhidos ao longo do ano dependem muito da consistência da proposta pedagógica da escola, do envolvimento dos educadores e da persistência em buscar e atingir os objetivos propostos. Por isso, a equipe aposta no sucesso da proposta para 2010, que foi construída com seriedade, está embasada por critérios e diretrizes claras e conta com o apoio e a participação de todos os professores e funcionários.

Ms. Gislaine finaliza lembrando que “o sucesso na educação é decorrente de uma construção que acontece todos os dias no processo de ensino-aprendizagem e que exige paciência, determinação, objetivos criteriosamente definidos, incentivo a participação constante dos alunos, projetos instigantes que relacionem os temas trabalhados à realidade e a conhecimentos previamente adquiridos pelos estudantes tanto na escola quanto na vida extraescolar”.

26/01 - Equipe docente retoma as atividades

{gallery}2010,single=Equipe.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Uma programação descontraída marcou o dia 26 de janeiro, data em que a equipe docente do Colégio Trilíngue Inovação retornou das férias coletivas e deu início aos trabalhos de programação das atividades para o ano letivo de 2010. O encontro contou também com a apresentação dos novos professores selecionados para reforçar o time de educadores que se prepara agora para receber os veteranos e o grande número de alunos novos matriculados.

Renovados pelo período de descanso, os professores se mostraram entusiasmados nas tarefas que visam traçar as metas para o período. Segundo o Coordenador Pedagógico, Ms. Rudinei Frese, 2010 será um ano de muitas mudanças, melhoras no plano pedagógico e grandes novidades. “É preciso sempre manter acesa a esperança dos alunos que sonham com as descobertas que farão e que os levará, certamente, a uma vida melhor, na qual poderão transpor para fora da sala de aula todo saber adquirido”.

Por esta razão, o coordenador salienta que antes de acatar os princípios básicos que regem a educação, ditados pela Lei de Diretrizes e Bases, cumpre à equipe de professores fazer uma reflexão sobre as necessidades e expectativas dos alunos e encontrar formas de torná-las possíveis, mesmo que para isso seja preciso construir novas concepções do fazer pedagógico, mais condizentes com as necessidades.

A gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez acrescenta que o Trilíngue está preparando muitas surpresas para o decorrer de 2010, por isso as novidades aparecerão desde o primeiro dia de aula e irão se prolongar no restante do ano letivo. “Vivemos num mundo de rápidas e significativas mudanças, o que torna iminente a importância de fazer do ambiente escolar um mundo de novas descobertas e conquistas, mas acima de tudo, um mundo onde o princípio norteador é ser feliz”, avalia.

Aos alunos matriculados já estão disponíveis, na livraria do Colégio, o kit de materiais e, no site, o calendário escolar. Para quem ainda não conhece a Instituição, há profissionais de plantão preparados para atender e apresentar a estrutura física e pedagógica.

Página 78 de 94