Últimas Notícias

11/12 - Primeira formatura Trilíngue

A noite do Jantar Dançante do Natal Solidário foi marcada também por outro momento muito especial, a formatura da turma de 4ª série do ensino fundamental. Uma etapa concluída, mas também uma porta a mais que se abre para uma longa e fantástica caminhada pela vida, a formatura foi um momento de grandes emoções para os alunos.

Rostos vibrantes e ansiosos. Assim iniciou a noite de formatura da 4ª série do ensino fundamental do Trilíngue. Todos bem trajados, usando o capelo na cor verde, que identifica as séries iniciais. Uma comemoração a cada instante, conforme os nomes eram anunciados, principalmente quando a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez fazia a entrega simbólica de certificado.

Quando todos acreditavam que as surpresas haviam acabado, foi apresentado um vídeo com os melhores momentos das atividades realizadas pelo grupo no Colégio, posteriormente às mensagens proferidas pela Gestora, pela Dr. Leda Sandrin – Presidente do Comitê Gestor de Pais, pelo Professor Flavio Fernandes e pela Professora Liana Giachini. O Gran Finalle foi marcado pelas palavras do Coordenador Pedagógico Ms. Rudinei Frese e pela comemoração alegre dos alunos que venceram mais uma etapa.

Segundo a Gestora, “proporcionar este momento aos nossos alunos, gratifica e motiva a buscar cada vez mais a superação e a luta constante em todos os momentos da vida. Isso é um combustível para recomeçar no ano seguinte”.

27/11 - Museu Tecnológico Trilíngue

Paralelo ao I Congresso de Iniciação Científica ocorreu o primeiro Museu Tecnológico, organizado pelas professoras Maria Renilde Ferreira Feldberg e Elisangela Mombaque Rodrigues das turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental. O referido evento reuniu objetos antigos com utilidade tecnológica e contou com a presença de pais e alunos de diversas turmas, que puderam comparar os objetos e constatar a evolução tecnológica pela qual vem passando a humanidade.

Além disso, ao reunir peças antigas, o Museu tecnológico permitiu mostrar a importância da preservação da história, resgatando as tecnologias antigas para demonstrar aos alunos que o presente só se constrói com descobertas do passado. Foi possível observar, ainda, como a tecnologia modifica o trabalho das pessoas a partir de invenções que as ajudam no cotidiano e como as tecnologias influenciam na produção de energia, na produção de lixo e na conservação do planeta.

Segundo a Gestora, Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, eventos como esses demonstram o quanto é estimulante o gosto pelo conhecimento entre nossos alunos. “Como educadores, devemos não só garantir o aprendizado de conteúdos, mas principalmente a formação de um sujeito capaz de modificar conteúdos existentes, construindo novos conhecimentos. Dessa forma, podemos concluir que o papel do educador na instituição de ensino é o de, através da mediação, proporcionar aos alunos o encontro com a realidade, considerando os saberes que já possuem e articulando-os com novos saberes científicos”.

26/11 - I Congresso de Iniciação Científica Trilíngue

O I Congresso de Iniciação Científica Trilíngue, realizado nos dias 19 e 24 de novembro, nas instalações da Instituição, foi um surpresa para toda a comunidade escolar. A seriedade com a qual os alunos encararam o evento foi admirável e pode ser apreciada através da exposição de trabalhos de ótima qualidade, em apresentações orais e em pôsteres, que demonstraram o alto nível dos participantes. O evento incentivou a divulgação de trabalhos de pesquisa realizados por estudantes de 5ª série do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio e buscou estimular o interesse e o desenvolvimento de aptidões voltadas para os campos da ciência e tecnologia, por meio de participação em projetos de pesquisa, o que até então só ocorria no ensino superior.

A iniciativa reuniu uma seleção de 22 pesquisas científicas - nas áreas de Ciências, Matemática, História e Geografia - realizadas pelos alunos do Colégio Trilíngue Inovação, através de estudos aprofundados e embasados que foram encaminhados durante os anos letivos de 2008 e 2009. Nesse período, foram desenvolvidos artigos com temas delimitados pelo corpo docente da instituição. Além de exercitarem os três idiomas contemplados pelo Colégio, os educandos foram capacitados a utilizar a formatação científica, desenvolvida a partir das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e adaptada para o Ensino Básico.

Participaram da mesa de honra que analisou as apresentações: a Profª Denise Busetto, representando a Secretaria da Educação; Ms. Raquel Aparecida Pegoraro, Coordenadora do Curso de Sistema de Informação, representando a Unoesc Chapecó; Ms. e Doutoranda Jussara Nair Wollf; Sr. Luciano Buligon, Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado,: Ms e Dr. Mario Miranda, Engenheiro Agrônomo; Alceu Mazioni, Gerente Regional de Ensino; Profª Leila Claudia Maciel Tossi e a Profª Ione Inês Pinsson Slongo.

Vídeo I Congresso de Iniciação Científica Trilíngue

{youtube}37fwW8YBMc4{/youtube}

24/11 - Bons profissionais preparam bons aprendizes

Recentemente o professor de taekwondo do Colégio Trilíngue Inovação, Ivanio Hermes, comemorou a vitória de 2º lugar masculino e 3º lugar feminino de seus atletas aprendizes nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) 2009. Disputa anterior a esta ocorreu no dia 25 de outubro, oportunidade na qual festejou um prêmio muito considerável no Estado de Santa Catarina, quando também o aluno da Instituição, Rafael Scalvi, recebeu a medalha de 4ª colocação no Campeonato Estadual de Taekwondo.

Este, entre outros destaques, é um dos perfis que formam o quadro docente da Instituição. O Professor Hermes é graduado em educação física e atualmente é faixa preta 3º DAN em taekwondo. Segundo ele, “como faz parte da política pedagógica a disciplina e o espírito de superação, buscamos desenvolver em nós mesmos estas virtudes para posteriormente cativá-las em nossos alunos”.

Profissionais competentes e altamente capacitados formam o quadro pedagógico do Colégio Trilíngue Inovação. Segundo a Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez, “para se atingir uma meta na formação de nossos alunos, temos que contar com um quadro pedagógico preparado e com experiência para essa formação. Assim cada qual deverá ter uma ótima formação e um ótimo desempenho dentro das suas capacidades”.

A Escolinha de Taekwondo do Trilíngue atualmente realiza treinos todas as segundas e quartas-feiras das 10h às 11h da manhã. Os treinos desenvolvem nos alunos, coordenação motora, espírito competitivo e de superação, disciplina e o próprio incentivo ao esporte que contribui para abolir da vida o sedentarismo.

18/11 - Escritor Kalunga faz show no Trilíngue

{gallery}2009,single=kalunga.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Perceber a poesia não apenas como gênero literário, mas também como suporte para melhor trabalhar e entender a prosa. Este foi o objetivo da visita que o poeta Kalunga fez aos alunos e professores do Colégio Trilíngue Inovação no último dia 10 de novembro. O escritor realizou um show regado de muitas histórias e brincadeiras, para os alunos do 1º ano a 4ª série, e provocou nos estudantes e docentes questionamentos sobre a realidade que os cerca, procurando fazer com que cada um identificasse o próprio papel de agente transformador e promotor do hábito de leitura.

O escritor gaúcho, que atende pelo pseudônimo de Kalunga, é na verdade Carlos Heráclito Mello Neves. Além de poeta, é contista, animador cultural, compositor, oficineiro e palestrante. Natural de Jaguarão no RS tem formação em Letras, pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos é bacharel em Direito e participa, entre outros projetos, do Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, e Adote Um Escritor, da Câmara Riograndense do Livro, ambos no RS.

{gallery}2009,single=kalunga1.jpg,salign=left,connect=sige{/gallery}

Durante a tarde, os alunos participaram de oficinas de poesia/prosa, nas quais foram trabalhadas atividades práticas de estímulo à criatividade. Os estudantes também foram brindados com um show que teve como principais atrativos a interatividade que se estabeleceu por meio de um trabalho lúdico com poesia,  canções infantis do próprio escritor e de outros compositores, contação de histórias e brincadeiras pedagógicas.

À noite o encontro aconteceu com os professores que puderam, através de atividades práticas, analisar de maneira crítica e construtiva, o que leva grande parte das crianças a não cultivar o hábito da leitura e foram estimulados a pensar em atitudes criativas para reverter este quadro. Além disso, desenvolveram atividades de comunicação oral, postura, dramatização, senso crítico e trabalho em equipe, que os capacitou a abordar os conceitos científicos através de dinâmicas, músicas e poesias.

Despertar o gosto pela leitura desde cedo é uma política pedagógica do Trilíngue. Buscar formas inovadoras de cativar esta ideia é o principal canal de acesso a este objetivo. A Gestora Ms. Gislaine Moreira Nunes Baez salienta que “práticas como esta de buscar talentos para motivar os alunos, acabam também por atrair o interesse de todas as idades. Além disso, palavras com gestos e afetividade têm mais efeito no processo cognitivo do que simples métodos didáticos de repetição. Interagir com as histórias contadas, cria o desejo de participação e, acima de tudo, desencadeia, de forma lúdica, o interesse pela leitura”, garante.

Página 79 de 94